Data é um lembrete da importância do incentivo das meninas na ciência e tecnologia
O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e desde 2015 é celebrado no dia 11 de fevereiro. A data tem como objetivo celebrar e dar visibilidade para as mulheres na ciência e na tecnologia, além de estimulá-las o a seguir uma carreira científica.
Número de mulheres e meninas na ciência ainda é pequeno
De acordo com a pesquisa “Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)”, o número de mulheres pesquisadoras no mundo não chega a 30%. Ou seja, a data é um importante lembrete para promover a igualdade de direitos entre homens e mulheres na área educacional e, consequentemente, profissionalmente.
Além disso, o dia gera eventos em diversos países para dar maior evidência às contribuições das mulheres na área. Isso contribui no combate à desigualdade que elas sofrem e aumenta a representatividade entre pesquisadores.
O encorajamento de meninas e mulheres na carreira e produções científicas é essencial para elas terem acesso e envolvimento na área e contribuírem de forma igual para a sociedade como um todo. E iniciado esse contato ainda na educação básica, o mesmo contribui na formação e aprendizado das futuras cientistas e pesquisadoras.