A partir de R$30,00
A cultura da mídia incorpora elementos da cultura escolar e os reproduz à sua maneira em vários veículos de comunicação. Essa reprodução se dá por meio de narrativas constituídas de signos que podem criar sentidos diversos porque estão vinculadas as experiências sociais mais profundas. Uma destas é a escola e o ensino que nela ocorre.
Neste livro apresenta-se a pesquisa de mestrado desenvolvida entre os anos de 2001 e 2004 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp/FCL/Araraquara), na qual se analisou as narrativas produzidas sobre a escola em um programa humorístico da televisão. Os meios de comunicação se tornaram instrumentos privilegiados de penetração cultural, transmissão de valores, ideologias e narrativas diversas carregadas de bens simbólicos sobre os mais variados temas, incluindo a escola e o seu ensino. O conceito de cultura adotado se deu na perspectiva de Raymond Willians (1969; 1979; 1992) como sendo todo um modo de vida, de luta e construção do social expressos sob as mais variadas formas – imagens, crenças, arte, trabalho, produtos culturais etc. Já a expressão “cultura da mídia” foi dada por Kellner (2001) e refere-se ao domínio que tem exercido sobre os indivíduos produzindo neles modos de ser, fazer, sentir, desejar e ver o mundo, fazendo com que as vivências humanas se deem através das lentes da mídia. Desde a chamada “era de ouro” do Rádio brasileiro (1930-1950), a escola tem sido tema recorrente nas narrativas humorísticas em diferentes veículos de comunicação. Ancoradas no senso comum social, são representações que transformam a escola em espetáculo para o entretenimento. O estudo se mostrou relevante para a compreensão das inter-relações entre os campos da cultura e mídia, educação e comunicação por meio da análise dos produtos culturais inscritos nas vicissitudes da sociedade e da história contemporânea reproduzindo discursos encravados nos conflitos e lutas fundamentais de cada época.
A partir de 17/08/22 o atendimento dA Editora será unica e exclusivamente pelo e-mail falecom@aeditora.com.br Dispensar