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A agenda das grandes empresas de tecnologia circula por diversos campos sociais e estabelece os recursos tecnológicos como expoentes do progresso. Uma crença nas tecnologias se estabelece, formando uma aura positiva que prescreve recursos tecnológicos para a educação e exerce uma pressão para sua adoção como passaportes para o futuro.
Partindo do entendimento das tecnologias como entorno cultural, a autora analisa como a agenda das grandes corporações tecnológicas ganha corpo ao circular por diversos campos sociais e se legitimar enquanto crença nas tecnologias. A obra revela a alquimia simbólica que marca as dinâmicas entre valores, instituições e agentes, interessados e envolvidos no processo de construção da modernização da educação via tecnologias digitais. O estudo identifica uma aura positiva que prescreve recursos tecnológicos para a educação e exerce pressão pela adoção de ferramentas digitais como passaportes para o futuro e o progresso. O processo recebe o nome de moderna socialização escolar, recurso retórico cuja validade foi testada pelo estudo a partir de dois pressupostos centrais: (1) o de que existe uma sinergia entre campos na construção e na divulgação do repertório relacionado à moderna socialização escolar; (2) o de que essa zona de convergência ou ambiência comum, formada pelo compartilhamento de valores, incide em um campo da educação que adere à modernização de forma incontestável ou mesmo natural.
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