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Este livro se insere no âmbito das atuais discussões sobre teologia litúrgica, particularmente quando toma a perspectiva do canto e da música como elementos inerentes à constituição ritual do cristianismo católico, a fim de avaliarmos a compreensão de seu papel nas liturgias atuais.
Este livro se insere no âmbito das atuais discussões sobre teologia litúrgica, particularmente quando toma a perspectiva do canto e da música como elementos inerentes à constituição ritual do cristianismo católico, desde a ancestralidade de que é tributário, com ênfase para o testemunho da literatura veterotestamentária, passando pelo que significou para os primeiros séculos da era cristã, como mote para avaliarmos nossa compreensão de seu papel nas liturgias atuais. Mais que um mero elemento adjacente às celebrações, pretendemos tomar canto e música sob o prisma de sua funcionalidade ritual, isto é, de que a música não é mero elemento adjacente à liturgia cristã, mas constitui-se como componente ritual fundamental, especialmente em vista de que muitos ritos foram antes pensados como canto e, apenas posteriormente, introduzidos no ordinário da missa. Assim, urge ultrapassarmos uma visão utilitária e reducionista do canto e da música em nossa práxis pastoral, resgatando a perspectiva de sua funcionalidade, como canto que, antes de tudo, deve viabilizar a experiência de fé da comunidade cristã.
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