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Aprendizagem e inclusão: desafios e oportunidades no contexto escolar

R$49,00

Pensar práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem de forma a garantir o direito ao desenvolvimento e potencialidade do aluno, é um dos grandes desafios dos agentes educacionais envolvidos com a educação inclusiva. Neste livro, as autoras apontam sugestões a acessibilidade ao aprendizado através de experiencias exitosas no contexto educacional inclusivo.

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informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Ana Cláudia Ribeiro de Castro, Swany Furtado Vinagre, Hanna Rodrigues da Silva, Adriana da Conceição Barros do Rosário

Organizador(es):

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2020

PÁGINAS

180

TAMANHO

14x21 cm

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-87836-58-4

DOI

10.31012/978-65-87836-58-4

Descrição

A educação passou por um processo de organização, afim de garantir o acesso e a permanência com qualidade de alunos que apresentam a necessidade de uma prática pedagógica voltada para o aprendizado e desenvolvimento de sua integralidade na perspectiva inclusiva.  Com esses movimentos de transformações significativas que ocorrem no campo do currículo e na infraestrutura das escolas, com o objetivo de garantir fisicamente e intelectualmente a inclusão, é importante ressaltar que as maiores mudanças se estabeleceram na relação entre professor e alunos, uma vez que é o professor que assume o relevante papel no processo de inclusão.

É importante ressaltar o papel da normatização da política pública educacional, mais especificamente na centralidade das ações para a implementação do direito a educação inclusiva de qualidade, considerando que a mesma não está só sob responsabilidade da legislação vigente, está também, como responsabilidade social de fazer acontecer.

No contexto de adoção de responsabilidades social, o CRATEE Moendy Akã, foi idealizado em 2013 pelo Decreto. Municipal de nº 499/2014, após um período de sondagem, estudos, debates e reuniões na necessidade de mobilizar escola e família, estimulando o protagonismo desses agentes afim de melhorar a postura diante da implementação da educação inclusa no município. Portanto, o CRATEE Moendy Akã tem representado um valioso instrumento em favor da disseminação de uma educação inclusiva de qualidade.

Este livro, traz a experiencias de estudantes de pedagogia e docentes da Universidade Federal do Pará – Campus Bragança, na aprendizagem de alunos que pela própria definição diagnóstica são públicos da Educação Inclusiva.