PortugueseEnglishSpanishFrench

Cultura digital no contexto educacional: Um olhar entre tendências e desafios para o século XXI

A partir de R$20,00

A coletânea Cultura Digital no Contexto Educacional: um olhar entre tendências e desafios para o século XXI traz importantes apontamentos teóricos e empíricos sobre universo digital, inserindo tanto educadores e educandos em práticas pedagógicas em torno do aprendizado e do domínio de recursos tecnológicos que tem impactado a sociedade tanto na esfera da elaboração do conhecimento quanto em potencialidades emancipatórias.

Limpar

informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Agnaldo Keiti Higuchi, Amanda Fernandes da Fonseca, Ana Paula Bacchiega Prestes, Débora de Lourdes da Silva Sousa, Dione Leite de Oliveira Almeida, Elenilda Barrado, Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji, Emerson Carlos de Almeida, Giliardi Marinho de Almeida, Ingrid Santella Evaristo, José Guilherme Lança Rodrigues, Juliana de Moura Borges, Krisângela do Nascimento, Luis Eduardo Veloso Garcia, Magda Elisete Cerri, Margareth Mellão Garcia Ribeiro, Renato Marcondes, Richar Nicolas Duran Andrades, Rosana Helena Nunes, Silvio Luiz Rutz da Silva, Rodnei Pereira, Solange Maria de Oliveira Cruz, Vinicius de Souza Resende da Silva, Eduardo Gasperoni de Oliveira

Organizador(es):

Eduardo Gasperoni de Oliveira, Fernanda Pereira da Silva, Monica Roberta Devai Dias

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2021

PÁGINAS

344

TAMANHO

16x23 cm

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5861-399-2

DOI

10.31012/978-65-5861-399-2

Descrição

A Cultura Digital é concebida enquanto todo tipo de conhecimento, hábitos, valores e aptidões adquiridos pelo ser humano que são construídos e partilhados no ambiente digital. Nesse sentido, a coletânea Cultura Digital no contexto educacional: um olhar entre tendências e desafios para o século XXI traz relevantes apontamentos teóricos e empíricos em torno do que preconiza Base Nacional Comum Curricular – BNCC – que tem como competência estimular o emprego de modo crítico dos recursos tecnológicos, inserindo tanto educadores quanto educandos em práticas pedagógicas a fim de possam aprender e dominar o universo digital. A primeira parte da obra é dedicada às Abordagens Teóricas, trazendo apontamentos acerca da Educação Midiática com o período pandêmico e o que tem impactado o cenário educacional, tanto na aprendizagem do alunado quanto na atuação dos profissionais do ensino. Diante disso, o leitor é indagado: se ensino remoto é a cloroquina educacional? Também traz relevantes considerações acerca das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas ao Ensino a Distância e ao Ensino Híbrido, por exemplo: o Letramento na Matemática, bem como o emprego do computador e da gamificação aliados à educação. Por fim, com o Universo Digital, traz um alerta em relação aos impactos do Cyberbullying. Intitulada Narrativas de Experiências, a segunda parte da coletânea abarca variadas vivências docentes no que tange à Era Digital. Dentre elas, no Ensino Fundamental, traz os desafios no processo de Alfabetização e nas práticas de Letramento e a percepção docente em relação ao Atendimento Educacional Especializado. São tecidas considerações sobre variados recursos pedagógicos em tempos de adversidade. Dentre eles: o canal de Youtube de contação de história, colaborando com a reinvenção docente no Ensino Fundamental; e, no Ensino Superior, a relevância da Educação Híbrida a aplicação conjunta do Sole e o Google Sala de Aula. Além da vivência docente, por fim, são trazidos à baila testemunho dos dilemas e dos desafios da atuação gestora no segmento escolar da Educação Infantil.