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Obra busca refletir sobre o papel das normas de trabalho no fazer docente e suas implicações no espaço laboral. A partir da análise do discurso de base dialógica, são des(velados) os sentidos atribuídos ao documento Organização Didática e as dramáticas do uso de si emergentes do processo de renormalização na atividade de docência.
Não há mais dúvidas de que trabalho docente é uma atividade regulada por normas que advêm de várias instâncias com as quais o professor interage. Entretanto, ainda se discute como o professor age em relação a essas normas. Nesse sentido, este livro contribui, pois, interpretando os acentos apreciativos no dizer de professores, mostra que o professor também faz escolhas particulares para a realização da sua tarefa quando as normas não são claras ou não são adequadas a uma situação educativa real. Mostra ainda que essas escolhas são conflituosas, o que gera a dramática do uso de si. E, desfazendo a ideia precipitada de que o professor simplesmente não segue as normas, este trabalho revela o tanto que o professor trabalhador faz ou até mesmo deixa de fazer mobilizando o seu ser integral durante a renormalização. E, a partir de suas conclusões, o livro aponta para aspectos muito importantes que podem nortear a formação docente continuada.
Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto (Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté)
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