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(E-BOOK) Coleções do vestuário: reflexões contemporâneas

R$20,00

Nesta obra, nos propusemos a investigar e discutir como as coleções do vestuário têm sido desenvolvidas quebrando paradigmas com métodos e processos que podem facilitar o desenvolvimento e a gestão de coleções. Diante disto foram reunidas pesquisas que contribuem para novas perspectivas fundamentadas em gestão, design, sustentabilidade e co-criação.

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Autor(es) Relacionado(s):

Andrellainy Samires de Albuquerque, Aurijanne Nascimento Souza de Arruda, Beatriz Cavalcante Cabral de Souza, Bibiana Silveira Horn, Bruna Scaratti Selau, Camila Brito de Vasconcelos, Carmem Gabrielle Silva Santos, Cecília da Rocha Pessôa, Danielle S. Simões-Borgiani, Guilherme Englert Corrêa Meyer, Hans da Nóbrega Waechter, Ilzy Gabrielle Soares da Silva

Organizador(es):

Danielle S. Simões-Borgiani

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2022

PÁGINAS

219

TAMANHO

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-257-0142-4

DOI

10.31012/978-65-257-0142-4

Descrição

O desenvolvimento de coleções do vestuário na contemporaneidade tem sido realizado por caminhos diversos e até mesmo ousados em relação a alguns dos métodos tradicionais que culminavam em coleções com nítida unidade visual.
Nesta obra, não nos coube julgar os métodos anteriores e sim, nos propusemos a investigar e discutir como as coleções do vestuário têm sido desenvolvidas quebrando paradigmas com métodos e processos que podem facilitar o desenvolvimento e a gestão de coleções. Diante disso foram reunidas pesquisas que contribuem para novas perspectivas fundamentadas em gestão, design, sustentabilidade e co-criação.
Uma destas apresenta uma proposta para etapas de seleção de ideias, definição e organização de uma coleção, sem dúvida, de grande contribuição, já que, por muitas vezes graduandos ou profissionais da área ainda ficam inseguros em selecionar as ideias para definir a coleção.
Há também o relato do projeto “Roupas Ritmadas”. Este apresenta a exploração do coletivo no desenvolvimento de design, um debate muito aguçado em congressos e eventos da área: a co-criação. O capítulo gera reflexões de coleções colaborativas, resultantes de coleções-mix.
Dois trabalhos da obra apresentam uma perspectiva de gestão de coleções, em um deles apresentam-se diretrizes de planejamento de coleções estratégicas para empresas de pequeno porte. Estas podem ser excelente ferramentas para pequenos empreendedores.
Há ainda capítulos que abordam o varejo e a relação o mix de produtos. E por fim duas pesquisas analíticas muito instigadoras: uma analisa a técnica Zero Waste no planejamento de coleções na indústria e, a outra analisa as tipologias de coleções lançadas no Brasil Eco Fashion Week 2020, apresentando a perspectiva da diversidade de coleções na contemporaneidade.
Com muito esmero foram reunidas pesquisas muito significantes, a fim de disseminar esses conhecimentos para contribuir com novas práticas, reflexões e outras pesquisas em coleções do vestuário.