PortugueseEnglishSpanishFrench

(E-Book) Práticas docentes no cotidiano escolar - Volume 5

Gratuito

Esta obra apresenta um conjunto de textos que abordam, por meio das distintas áreas do conhecimento, as (re)invenções das salas de aula no cotidiano escolar, por meio de abordagens diferentes que podem ser consideradas subsídios fecundos ao debate sobre a educação e a diversidade na formação docente.

informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Ana Lúcia Gomes da Silva, Janivaldo Pacheco Cordeiro, Lucélia Jayne Caetano, Jaqueliny dos Santos Farias, Ilana Silva da Silva, Sonize Lepke, Maria Silvana Vilas Boas Costa, Cleusa Inês Ziesmann, Bruno Costa Lima Rossato, Mauricia Evangelista dos Santos, Ana Paula de Souza Oliveira, Cristina Nascimento aa Conceição, Lhays Ingryd Soares Leite, Luciene Teodoro das Chagas Passos, Eliane Aparecida Ribeiro de Amorim, Diane Miranda Menezes, Valnice Luiza Castro do Nascimento, Jainê da Silva Santos Ribeiro, Nayara Alves Macedo, João Max de Oliveira, Luciene Maria da Silva, Jenifer Satie Vaz Ogasawara, Daisy Alves de Souza Lopes, Juliana Almeida Machado, Elda Alvarenga, Gelson Luiz Daldegan de Padua, Fabio Bastos, Débora Medeiros do Amaral, Rodrigo Chechi Marineli, Ana Paula Nascimento Marinho, Heloise Morsoletto Carnevalle, Cristiano Eduardo da Rosa, Jaime Eduardo Zanette, Ivete Loula Vasconcelos, Grazielle do Nascimento Sant’ana, Jéssica Santos da Silva, Verônica da Cunha Andrade Santo, Roberta Renoir Santos Fumero, Tatiana Polliana Pinto de Lima, Alyne Martins Gomes, Cleide Pereira dos Santos Lopes, Maria Rosa da Silva Rodrigues, Tatiane da Silva Pereira Donato, Daiane Martins Bocasanta, Gielli Vieira de Oliveira, Laís Lemos Silva Novo Pinheiro, Francisca do Nascimento Silva, Rosalho da Costa Silva, Sandra Maria Gadelha de Carvalho, Tatiana dos Santos Moreira, Ana Gláucia Seccatto, Antonilma Santos Almeida Castro, Luciclaudia Silva Lopes, Márcia Gerailde Almeida Macêdo de Oliveira, Liege Maria Queiroz Sitja, Ana Paula Gomes Boaventura, Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Sandra de Mesquita, Gabriela Barbosa Souza Xavier, Lílian Miranda Bastos Pacheco, Tania de Assis Souza Granja, Patrícia Tavares da Silva, Josinaldo Monteiro da Silva, Denyse Silva dos Santos, Mayanny Laís Evaristo Araújo, Steffany Santos Queiroz, Nancy Santos Caldas, Ana Paula Souza do Prado Anjos, Marilde Queiroz Guedes, Maria Leudysvania de Sousa Lima Gadêlha, Thailla Barbosa da Silva, Clara Marília Feitosa Queiroz da Silva, Maria Souza da Rocha, Janaína Ferreira, Micael Falique Rocha Oliveira, Glassuede Venesa dos Santos Silva, Cláudia Paranhos de Jesus Portela, Thiago Jose Bezerra de Lima, Marcelo Rossi Campos dos Santos, Luciane Guimarães de Souza Santos, Milena Paula de Melo, André Rodrigues da Silva, Salete Souza dos Santos, Mariete Taschetto Uberti, Rubens dos Santos Celestino, Alana Cerqueira de Oliveira Barros, Jussara Fraga Portugal, Claudia Madeira Bernardes, Aline Ditomaso, Margarida dos Santos, Ingrid Vitória Luciano Gomes de Souza, Roseane Pereira Cordovil, Cleize Araujo Sandes, Thaís Oliveira Andrade, Roseneide Passos Vitório de Oliveira, Joelma Fátima Castro, Ana Paula Gonçalves Portela, Giovani Giroto, Lilian da Silva Ney, Carla Liane Nascimento dos Santos, Elisângela Lopes Marques, Teresa Cristina Neris Mendes

Organizador(es):

Ana Lúcia Gomes da Silva, Janivaldo Pacheco Cordeiro

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2021

PÁGINAS

893

TAMANHO

31 MB

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5861-490-6

DOI

10.31012/978-65-5861-490-6

Descrição

Esta obra aponta, de modo inventivo e singular, como a diversidade e seus atravessamentos epistêmicos, nos cotidianos da Educação Básica, tomam as práticas docentes como centralidade, e compreende as travessias interdisciplinares como campos do conhecimento para/na/com a formação de professores/as. Os/as autores/as, em suas travessias interdisciplinares, indicam elementos centrais do contexto educacional, como o cuidado entre o brincar e o educar, as artes como potencializadoras para a formação dos estudantes, o currículo e suas interfaces com a gestão, a família e a gestão escolar, as sexualidades e suas performatividades, os processos inclusivos e os desafios nas classes regulares, as experiências da educação de jovens e adultos e do campo, as linguagens literárias e formação leitora, a afetividade e inteligência emocional, o enfrentamento da violência no cotidiano escolar, os ambientes virtuais de aprendizagem – AVA, e o ensino remoto, em uma bricolagem teórico-metodológica que amplia, ressignifica e tensiona as práticas docentes, engendrando nova ética e nova estética acerca das pesquisas em educação. E não era para ser diferente!!!