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(E-book) Formação de agentes ambientais mirins: Protocolo de aplicação de atividades de educação ambiental para professores da educação do campo

R$20,00

O produto educacional faz parte da dissertação da autora realizada no Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais da Universidade Federal do Paraná. Apresenta ações de conscientização e Educação Ambiental na Escola Municipal do Campo Amparo – Paranaguá/PR.

informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Luciane Godoy Bonafini, Helena Midori Kashiwagi, Maurício Cesar Vitória Fagundes

Organizador(es):

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2021

PÁGINAS

57

TAMANHO

42659

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5861-386-2

DOI

10.31012/978-65-5861-386-2

Descrição

É com grande satisfação que compartilhamos esta obra com os professores da Educação do Campo, com os discentes e docentes da Rede do Mestrado PROFCIAMB e demais pesquisadores. Apresentamos o produto educacional desenvolvido durante a pesquisa de mestrado realizado no Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), concluído em 2019. A obra intitulada “Protocolo de aplicação de atividades de Educação Ambiental para professores da Educação do Campo” originou-se a partir das atividades desenvolvidas na Escola Municipal do Campo Amparo, em Paranaguá. O protocolo reúne as atividades desenvolvidas em sala de aula durante o projeto de Educação Ambiental da autora, intitulado “Conhecendo o lugar onde moro”. Esse projeto surgiu da necessidade de se conhecer e refletir sobre as problemáticas percebidas pelos alunos, os quais fazem parte de um contexto social, econômico, cultural e político com características similares a uma comunidade insular, devido ao isolamento geográfico e acesso exclusivo pelo mar. Um dos principais propósitos desse projeto era reconhecer o lugar para valorizá-lo e preservá-lo. Verificou-se que debater temáticas ambientais com crianças das séries iniciais do ensino fundamental foi uma tarefa que exigiu criatividade e o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental envolvendo os pais e a comunidade. O protocolo reúne algumas dessas ações, as quais serão apresentadas nesta obra.