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Neste livro desenvolvo minhas memórias com o objetivo de demonstrar como vimos, enquanto grupo de pesquisa – GEPSA (Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Histórico-cultural na Sala de Aula) –, nos apropriando dos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-cultural e da Etnografia em Educação no desenvolvimento de nossas pesquisas.
Sempre acreditei que esse gênero acadêmico que chamamos de “memorial” exige de seu autor muito “engenho e arte”, na medida em que o expõe a grandes riscos que vão da atitude ostentatória de auto-celebração à tentação de organização perfeita de um passado idealizado, o que já foi percucientemente denunciado como “ilusão biográfica”. Constato aqui, com satisfação, que Maria de Fátima enfrentou com êxito tal desafio. Em um verdadeiro gesto de reflexividade, ela examinou seu percurso de busca do conhecimento, relacionando sempre suas escolhas (temáticas, conceituais, metodológicas) com as “viradas conceituais e discursivas” sofridas pelo campo científico em cada momento histórico. E o fez com honestidade intelectual, sem dissimular os desacertos e os desencontros que toda caminhada científica comporta. Fundamentou com solidez as decisões epistemológicas que foi tomando ao longo dos anos, reconhecendo o quanto elas derivam de uma produção coletiva que generosamente compartilha com seus pares pesquisadores.
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