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Modelo teórico para mensuração do pensamento crítico holístico no ensino do processo diagnóstico de enfermagem

A partir de R$20,00

O livro Modelo teórico de mensuração do pensamento crítico holístico no ensino do processo diagnóstico de Enfermagem resultante do trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Prof. Dr. Fernando Riegel e pela Profª Drª Maria da Graça Oliveira Crossetti, junto ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Prof. PhD Peter A. Facione.

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informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Fernando Riegel, Maria da Graça Oliveira Crossetti, Peter A. Facione

Organizador(es):

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2021

PÁGINAS

178

TAMANHO

16x23 cm

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5861-321-3

DOI

10.31012/978-65-5861-321-3

Descrição

A Enfermagem enquanto ciência e arte de cuidar do ser humano, estrutura-se em referenciais teóricos e práticos que orientam modos de ser e estar com o outro nas diferentes realidades da prática profissional. Pressuposto que exige modelos de cuidado que considerem a complexidade e singularidade de cada indivíduo que cuida. É neste contexto que se destaca a importância do Modelo Teórico para Mensuração do Pensamento Crítico Holístico (PCH), no ensino do Processo Diagnóstico de Enfermagem (PDE). Este é estruturado no instrumento Holistic Critical Thinking Scoring Rubric (HCTSR), de autoria dos professores Peter A. Facione e Noreen Facione e Noreen Facione, que orienta a tomada de decisões clínicas acuradas a partir da aplicação do pensamento crítico holístico de estudantes de Enfermagem, configurando-se em importante ferramenta de avaliação diagnóstica e formativa nos diferentes níveis de ensino, o que pode contribuir para o avanço da ciência de Enfermagem com base na formação de enfermeiros críticos e reflexivos e na operacionalização da sistematização da assistência que pressupõe diagnosticar e intervir na busca de resultados de Enfermagem acurados em atenção às reais e potenciais necessidades dos pacientes. Deter as habilidades de PCH é condição primeira para o alcance desse objetivo, fato que atesta a importância do Modelo Teórico para Mensuração do Pensamento Crítico Holístico (PCH) no ensino do Processo Diagnóstico de Enfermagem (PDE).