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Professoras negras: mulheres, acadêmicas e intelectuais

A partir de R$20,00

“Professoras negras: mulheres, acadêmicas e intelectuais” é um livro que trata da memória, da história pessoal e acadêmica de três professoras negras que construíram com seus estudos e atuações um vasto repertório de pesquisas e intervenções sociais que impactam significativamente a história de suas áreas científicas e o próprio cotidiano atual do Brasil.

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informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Dagoberto José Fonseca

Organizador(es):

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2020

PÁGINAS

292

TAMANHO

16x23 cm

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5861-286-5

DOI

10.31012/978-65-5861-286-5

Descrição

As professoras doutoras Josildeth Gomes Consorte, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Eunice Aparecida de Jesus Prudente são mulheres negras que propiciaram e dão continuidade ao processo de formação de gerações de estudiosos, docentes e militantes negros. Elas têm uma história pessoal e institucional que ultrapassa as fronteiras de seus departamentos, faculdades e universidades. Suas histórias e memórias estão marcadas em diversas instituições internacionais.

Os trabalhos que elas realizaram (e que continuam a fazer) foram fundamentais para as mudanças sociais que a sociedade brasileira vive atualmente. As bases para tal foram lançadas na década de 1950, com os estudos de comunidade na Bahia, com o Projeto Unesco, com as pesquisas das crianças faveladas no Rio de Janeiro, com os debates em torno da intolerância religiosa, dos direitos fundamentais, da ressocialização dos adolescentes, na sua maioria negros, presentes na Fundação Casa, do racismo enquanto crime inafiançável, da constituição das ações afirmativas e da criação da Lei nº 10.639/2003 e da sistemática formação de professores em todos os níveis de ensino.

A história delas, suas convicções e dúvidas, são importantes itinerários para compreendermos as dificuldades e as superações que enfrentaram em seus processos de formação, de ascensão social e reconhecimento político, pedagógico e científico no ambiente universitário.