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(E-Book) Reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos: desafios e perspectivas emancipatórias

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Autor(es) Relacionado(s):

Ana Cecília dos Santos Gumerato, Ana Paula da Mota Leite, Camila Noleto Franco, Vanessa Karllen Silva, Alcyr Alves Viana Neto, Cláudia Costa Borges, Giovani Vilmar Comerlatto, José Dias Santana, Keyla de Nazaré Rosário da Luz, Luciana Campos de Oliveira Dias, Mad’Ana Desiree Ribeiro de Castro, Nívia Maria Vieira Costa, Norma Cristina Vieira Costa

Organizador(es):

Ana Cecília dos Santos Gumerato, Ana Paula da Mota Leite, Camila Noleto Franco, Vanessa Karllen Silva

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2021

PÁGINAS

240

TAMANHO

8343 KB

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5861-504-0

DOI

10.31012/978-65-5861-504-0

Descrição

A temática do livro encontra sua relevância na necessidade de debater sobre a realidade enfrentada pelos alunos e alunas trabalhadores e trabalhadoras da EJA. Essa modalidade precisa ser compreendida dentro de um contexto social mais amplo que considere seu público constituído por moradores e moradoras de territórios urbanos ou rurais, expressam trajetórias perversas de exclusão social e experimentam a negação dos direitos mais básicos da vida, como: alimentação, moradia, saúde e trabalho. Portanto, são sujeitos marcados por situações adversas na produção de suas próprias existências.

Dessa forma, refletir sobre a escola brasileira sob o ponto de vista do público da EJA aponta para a emergência de se pensar processos educativos de natureza científico-tecnológica que atendam a todos e a todas, tendo como prerrogativa a educação emancipadora.  Essa concepção centra-se em propostas que pressupõem a educação como processo libertador entendendo o ser humano como produtor de sua própria realidade. Isso significa que o processo de se tornar humano vai se constituindo na relação e no diálogo com o outro e com a outra.

Nesta esteira, afirma-se, portanto, um processo formativo, que considere as experiências e os saberes de alunos e alunas, jovens, adultos e idosos, onde os conteúdos tenham uma relação direta com suas condições socio-históricas.

Desta forma, este livro interessa àqueles e àquelas que reconhecem o verdadeiro sentido da educação que pressupõe a não exclusão, a oportunidade, a possibilidade, o acesso e a permanência para todos e todas.