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Vivências e práticas pedagógicas sobre as relações de gênero: Anos iniciais do ensino fundamental

A partir de R$26,00

Esta obra dialoga com profissionais da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo elaborada a partir da necessidade de produzir recursos pedagógicos que estimulassem professoras/es e estudantes a debaterem as relações de gênero em sala de aula, por meio do texto literário, rodas de conversa e produção de desenhos.

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informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Cristiane Pereira Lima, Léia Teixeira Lacerda

Organizador(es):

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2021

PÁGINAS

188

TAMANHO

16x23 cm

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5861-235-3

DOI

10.31012/978-65-5861-235-3

Descrição

Este livro apresenta os resultados de práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças acerca de relações de gênero e visa dialogar com profissionais que atuam na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Originou-se da necessidade de produzir recursos pedagógicos que estimulassem professoras/es e estudantes a desenvolverem essa abordagem na escola. O texto está estruturado em 4 sessões. A seção 1, “As relações de gênero na escola”, apresenta os caminhos da pesquisa, expondo reflexões teóricas e metodológicas que respaldam o trabalho do educador. Na sessão 2, “Estudos da infância e suas contribuições para as relações de gênero”, apresentam-se as contribuições dos estudiosos da infância para a análise dos dados, seu percurso e rupturas. Pontuam-se, ainda, algumas necessidades de se rever a formação de professores – tanto na fase inicial como na continuada – elegendo o currículo para implementação de uma prática pedagógica crítica e reflexiva. A sessão 3, “Registro das relações de gênero em uma sala do 2º ano do Ensino Fundamental”, expõe o registro das narrativas das crianças, seus desenhos e fotos elaborados durante a produção dos dados. Para finalizar, na sessão 4, “Projeto de mediação pedagógica: práticas pedagógicas para a educação das relações de gênero com crianças”, destaca-se o momento em que apresentamos o texto literário e as atividades propostas como possibilidades para o debate das relações de gênero no espaço escolar.