PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

7 vantagens de publicar um livro acadêmico

  • Homepage
  • >
  • Blog
  • >
  • 7 vantagens de publicar um livro acadêmico
Marketing BP

Marketing BP

Concluir uma pesquisa é uma grande conquista para professores e professoras. Para além do êxito profissional e reconhecimento perante a academia, a chance de compartilhar o conhecimento produzido torna essa conquista ainda mais gratificante.

Publicar um livro acadêmico é uma conquista memorável, que evidencia o auge da carreira de um pesquisador. São horas demandadas desde a pesquisa até a formulação de argumentos para embasar a tese. Ademais, exige um dispêndio de tempo e esforços para divulgar o trabalho, que pode ocorrer mais facilmente com um material tangível, capaz de atestar a credibilidade das informações.

As chances de desenvolvimento na carreira e obtenção de reconhecimento em seu segmento profissional também estão diretamente condicionadas à credibilidade de um trabalho e ao nível de contribuição dos seus resultados para a sociedade.

Além disso, um trabalho meramente individual pode ser eternizado e discutido em um escopo mais amplo, por outros profissionais que tenham interesse em agregar quanto às questões mais relevantes tratadas no livro — o que pode ser negligenciado em outros tipos de publicações.

Entretanto, ter visibilidade na comunidade acadêmica não é algo simples. Embora existam diversas formas de conquistá-la, a publicação de um livro talvez seja a mais efetiva, pois também favorece o autor de outras maneiras, como você pode conferir a seguir.

1. Aumenta a visibilidade de um trabalho próprio

Um trabalho com visibilidade é aquele pelo qual você pode ser reconhecido, tanto pela qualidade das informações, quanto pelo nível de contribuição dos resultados para o desenvolvimento e conhecimento da sociedade.

Se você é professor ou pesquisador, saiba que a publicação de livros acadêmicos amplia a sua capacidade de disseminar informações pertinentes, que agregam valor para a sociedade e são referência para outros pesquisadores, alunos e admiradores do seu trabalho.

2. Aumenta a credibilidade e relevância do autor

Conforme falamos, a visibilidade é extremamente importante para tornar o trabalho de um pesquisador conhecido, especialmente na carreira acadêmica.

Quando as pessoas têm dúvidas muito específicas, elas procuram uma autoridade no segmento, que seja capaz de responder adequadamente os seus questionamentos e embasar mais discussões sobre o assunto.

O livro acadêmico aumenta a visibilidade de um trabalho na comunidade científica mas também em toda a sociedade. Dessa forma, o autor passa a ser reconhecido como um especialista no assunto e, assim, tem mais credibilidade para a publicação de outros livros, artigos e conteúdos que atestam a sua performance como profissional e pesquisador.

3. Reúne e documenta produções acadêmicas

Alguns pesquisadores fazem publicações com maior frequência, tanto para manter uma produção acadêmica ativa, quanto para basear pesquisas subsequentes. Embora o formato da tese seja diferente do escopo de um livro, existe a possibilidade de adaptação do conteúdo para a publicação.

Quando as publicações tratam sobre o mesmo tema ou têm classificações semelhantes, reuní-las em um livro acadêmico é a melhor forma de sintetizar as informações pertinentes em uma única fonte de pesquisa.

4. Publicar melhora o currículo acadêmico do autor

Em âmbito acadêmico, o currículo Lattes projeta experiências, pesquisas e publicações que atestam a capacidade de um profissional.

Ter um livro publicado e reconhecido nesse âmbito é uma excelente forma de demonstrar a sua capacidade, seja para atuar em cargos específicos, seja para conquistar aprovações em processos seletivos — docência, concursos, projetos de pesquisa em fundações de fomento —, seja para efetivar uma pós-graduação (stricto sensu ou lato sensu).

O ISBN (International Standard Book Number — Standard Book Numbering), é um sistema internacional de identificação de livros e um diferencial para qualquer publicação. Em publicações feitas por editoras nacionais, por exemplo, o seu livro terá o mesmo peso de um artigo publicado em um periódico Qualis B1.

5. Inibe o plágio

O plágio é um vício muito comum na Internet e precisa ser veementemente combatido para não prejudicar um trabalho realizado com tamanho cuidado. O livro acadêmico evidencia a autoria das informações publicadas e inibe a cópia de outras pessoas.

6. Publicar um livro acadêmico torna o autor uma referência na Web

Com a documentação de uma produção acadêmica é possível facilitar o trabalho de outros pesquisadores e aumentar ainda mais a credibilidade do autor. Isso acontece porque a citação é o modo mais eficiente de atestar a autoridade de uma produção acadêmica em âmbito digital.

Os Search Engines — Google ou Bing, por exemplo —, classificam as páginas, pesquisadores e autores de livros publicados fisicamente e digitalmente como autoridade e referência em seu segmento quando outros profissionais fazem citações em produções próprias.

Quanto mais citações do seu trabalho ou buscas de usuários por conteúdos que você publicou, maiores serão as chances de você ter o seu título classificado nas primeiras posições nesses resultados de pesquisa e isso também aumenta a sua visibilidade como autor.

7. Eterniza o conteúdo e contribui com a base de conhecimento da sociedade

Uma tese ou dissertação é como um filho para o pesquisador. São horas de trabalho árduo dedicadas para a entrega de resultados. A virtualização de conteúdos permite que mais pessoas acessem as informações, mas é por meio da documentação física que as pessoas têm mais oportunidade de aprofundamento de suas pesquisas.

Assim, o autor tem a certeza de que o trabalho valeu os seus esforços, pois as informações ficarão eternizadas e integrarão a base de conhecimento de toda a sociedade, contribuindo para o aprendizado das atuais e das próximas gerações.

A publicação de um livro acadêmico deve obedecer algumas etapas para ser mais efetiva e garantir os resultados esperados pelo autor. Fazê-la com planejamento é sempre a melhor opção e isso demanda uma avaliação do público para o qual o conteúdo será destinado e do mercado — existem lacunas de pesquisa acerca do tema? A área é carente em pesquisas desse tipo?

Além disso, é preciso escolher o melhor formato, tematizar a obra, principalmente nos casos em que se pretende publicar uma dissertação ou tese, sintetizar com coerência as informações mais relevantes e avaliar a inclusão de recursos visuais. Entretanto, a qualidade da edição deve ser o principal ponto considerado pelo autor.

Nesse quesito é preciso contar com uma editora confiável, que seja capaz de atender a esses critérios de qualidade (por meio de um conselho editorial que ateste a confiabilidade das informações e a inclusão do ISBN, da Ficha Catalográfica e do DOI para versão digital, por exemplo).

A editora também pode ajudar na divulgação do título, impulsionar a circulação da obra e melhorar o posicionamento do autor na comunidade acadêmica, por meio de um programa de lançamento de novos autores, por exemplo.

Entre em contato com a Editora Brazil Publishing Autores e Editores Associados e veja como publicar o seu projeto com todos esses e outros critérios de qualidade.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Brazil Publishing.

Fique por dentro