Com o ensino remoto emergencial (ERE), modelo que vem se impondo e desafiando os professores, gestores, alunos e familiares, a uma nova forma de se fazer educação em tempos de isolamento social, em decorrência da pandemia causada pela COVID-19! Em março de 2021, completamos um ano desse modo emergencial e sabemos que as tecnologias digitais ganharam um papel protagonista neste cenário. Se por um lado, foram supervalorizadas em determinadas disciplinas, cursos e instituições com melhores recursos para investimentos, por outro, elas deixaram de ser um sonho e, bem ou mal, foram inseridas em contextos periféricos com pouca ou nenhuma estrutura de aplicabilidade. Considerando a diversidade do Brasil e o momento de ensino emergencial que se materializa em cada canto do país, entendemos ser oportuno compreender a relação que se estabelece, nesse contexto, entre as tecnologias e a educação profissional e tecnológica. Portanto, convidamos pesquisadoras e pesquisadores a submeterem propostas de capítulos que abordem temas sobre a educação profissional e tecnológica e as interações com as tecnologias digitais numa perspectiva interdisciplinar, com diferentes abordagens, concepções teóricas e metodológicas. Entendemos que o momento é propício para a ampliação da disseminação de pesquisas que retratem o cenário contemporâneo de educação do século XXI, na excepcionalidade do home office.
Prazo para submissão de artigos: julho de 2021 – previsão de publicação: setembro de 2021