Chamada aberta

Coletânea Pensar a História

Diversidade religiosa & História

Dra. Vanda Fortuna Serafim & Dr. Daniel Lula Costa

Embora complexo e desafiador, o estudo das religiões, religiosidades e crenças constitui um fenômeno específico dentro da história, exigindo método e teorias adequadas a compreensão das suas dimensões. Quando atentamos ao Brasil, conviver com a diversidade cultural é fundamental para o respeito, empatia e exercício de alteridade frente à multiplicidade de crenças, tradições e movimentos religiosos.

Recentemente, no Brasil, uma mãe perdeu a guarda da filha de 12 anos, por conta da iniciação da garota em um ritual do candomblé. A denúncia teria partido da avó, evangélica, que não aceitava a religião dos orixás. Mas, o mais impressionante é que o conselho tutelar recebeu a acusação e legitimou o rito religioso como um ato de violência à menor. Situações como essa revelam a urgência e necessidade da construção de um conhecimento científico que seja sensível e combativo às discriminações religiosas, especialmente quando elas se constituem visando o epistemicídio de culturas, saberes e trajetórias de grupos estigmatizados e subalternizados pela lógica colonizadora. Deste modo, a chamada do capítulo tem como objetivo reunir trabalhos de pesquisadores e pesquisadoras a nível de mestrado e doutorado, com experiência comprovada em História das Religiões, que busquem contribuir para uma visão mais ampla e complexa da diversidade religiosa e suas relações com a historiografia atual.

Prazo para envio: 31/01/2021. 

Envie seu artigo para avaliação!

Cada artigo corresponde ao recebimento de 2 livros físicos + a versão do livro digital, disponível gratuitamente em nosso site, no valor de investimento de R$180,00 (cento e oitenta reais) por artigo publicado.

Baixe as normas para submissão de artigos para coletânea:

Envie o seu artigo

É com o intuito de compartilhar experiências produzidas na academia que abrimos estas chamadas de publicação em fluxo contínuo. A fim de que o conhecimento desenvolvido seja disseminado, realizamos este convite para submeter seu artigo relacionado aos assuntos informados.

Como funciona?

É simples: basta inserir seus dados ao lado; em seguida, um Editor entrará em contato.

Investimento

Cada artigo corresponde ao recebimento de 2 livros físicos + a versão do livro digital, disponível gratuitamente em nosso site, no valor de investimento de R$ 180,00 (cento e oitenta reais) por artigo publicado.

Selecione a coletânea para a qual você enviará seu artigo.
Click or drag a file to this area to upload.
Formatos aceitos: DOC, DOCX e RTF (não aceitaremos arquivos em PDF ou convertidos de PDF).