Chamada aberta

Coletânea Geociência em Debate

Vertentes de atuação da Geociências no Brasil

Marcus Vinicius Peralva Santos

A Geociências, popularmente conhecida como Ciência da Terra, é o ramo da ciência que destina-se a estudar o planeta em que vivemos, sob o ponto de vista de quatro grandes esferas, sendo elas: (1) a litosfera, a qual compreende os estudos sobre a superfície da Terra, englobando os estudos da Geologia ambiental, econômica, histórica, sedimentologia, Geodinâmica, dentre outras; a (2) hidrosfera, que destina-se a estudar os ambientes aquáticos, a exemplo da Hidrologia, Hidrogeologia, Oceanografia e Geografia marinha; a (3) atmosfera que destina-se a compreender as questões climáticas presente, pretéritas e futuras (química atmosférica, meteorologia, paleoclimatologia, climatologia e por fim a (4) biosfera que compreende o estudo da distribuição dos organismos na superfície do planeta, a exemplo da Biogeografia e a Micropaleontologia.

Pode parecer aos leigos que a Geociências destina-se a estudar somente rochas, mas engana-se quem pensa desta forma. Grandes acontecimentos ocorridos nos últimos 20 anos estão aí para nos mostrar o contrário, a exemplo da ocorrência do famoso Tsunami da Tailândia (2004) e o terremoto no Chile (2010). Mas o Brasil também não fica de fora. Em 2000 fomos impactados com as imagens do rompimento das barragens de Mariana (2015) e de Brumadinho (2019), ambos em Minas Gerais, além das descobertas de inúmeros fósseis em diferentes regiões pelo país.

Estudos variados dentro desta grande área têm ocorrido pelo país afora, englobando até mesmo outras subáreas aqui não mencionadas, a exemplo dos estudos com metais pesados em ambientes aquáticos e terrestres e derramamento de petróleo em áreas de mangue e mar aberto. As possibilidades de estudos são variadas e os resultados apresentados a sociedade nos ajudam a compreender cada vez mais a dinâmica de funcionamento do nosso planeta, o qual nos últimos tempos tem se mostrado cada vez mais caótica.

Deste modo, a presente chamada para publicação de capítulos de livro visa apresentar uma coletânea de trabalhos atuais na área de Geociências, os quais permitirão aos pesquisadores e público leigo interessado, compreender um pouco mais sobre o mecanismo de ação e funcionamento da Terra.

Envie seu artigo para avaliação!

Cada artigo corresponde ao recebimento de 2 livros físicos + a versão do livro digital, disponível gratuitamente em nosso site, no valor de investimento de R$180,00 (cento e oitenta reais) por artigo publicado.

Baixe as normas para submissão de artigos para coletânea:

Envie o seu artigo

É com o intuito de compartilhar experiências produzidas na academia que abrimos estas chamadas de publicação em fluxo contínuo. A fim de que o conhecimento desenvolvido seja disseminado, realizamos este convite para submeter seu artigo relacionado aos assuntos informados.

Como funciona?

É simples: basta inserir seus dados ao lado; em seguida, um Editor entrará em contato.

Investimento

Cada artigo corresponde ao recebimento de 2 livros físicos + a versão do livro digital, disponível gratuitamente em nosso site, no valor de investimento de R$ 180,00 (cento e oitenta reais) por artigo publicado.

Selecione a coletânea para a qual você enviará seu artigo.
Click or drag a file to this area to upload.
Formatos aceitos: DOC, DOCX e RTF (não aceitaremos arquivos em PDF ou convertidos de PDF).