Coleções

Coleções que abordam temas de
diversas áreas do conhecimento.

A Coleção Educação sobre Drogas integra as obras das Ciências humanas da Editora Brasil Publishing. Iniciada em 2019, ela oferece aos leitores textos acadêmicos resultantes de pesquisa, ensino e extensão no campo da Educação sobre Drogas. Idealizada pelos professores Dra. Maria de Lourdes da Silva e Dr. Francisco Coelho, pesquisadores do GT Educação e Drogas do GIEESAA/UFRJ/UERJ, a Coleção aposta em uma abordagem mais compreensiva sobre o uso abusivo de substâncias em oposição às práticas punitivas e amedrontadoras que se instauram no cenário político e educacional vigentes. Nesse caminho, os debates dessa Coleção se preocupam com uma Educação centrada no enfoque pedagógico de Redução de Danos (RD), considerando as diferentes práticas de uso e as experiências dos sujeitos para se pensar movimentos preventivo-educativos mais democráticos e transversais. A Coleção tem publicado  trabalhos realizados por pesquisadores colaboradores da Fiocruz, UFRJ, UERJ, UFES, UNIFESP e por membros da Abramd Educação.

A série Memórias, Docências e Currículos, da Editora Brazil Publishing, busca disponibilizar, ao grande público, livros autorais acadêmicos resultados de pesquisas sobre essas três temáticas. Projetada e coordenada pela professora Marlucy Alves Paraíso, da Faculdade de Educação da UFMG, a série foca, neste primeiro momento, sobretudo, os Memoriais de professores/as das universidades públicas brasileiras, escritos para alcançar a categoria mais elevada na progressão da carreira docente, a de Professor Titular. Trata-se de rico material para a compreensão das universidades, das docências no ensino superior, dos currículos de diferentes cursos acadêmicos, das pesquisas desenvolvidas por pesquisadores/as experientes, da formação, das políticas educacionais e muitos outros temas de interesse do campo educacional. São escritas que destacam os diferentes campos de atuação de pesquisadores/as de expressão articulados com suas trajetórias docentes nas universidades. Com esta série, enfim, desejamos dar visibilidade ao fundamental trabalho desenvolvido na universidade – instituição de importância crucial para o Brasil que vem cumprindo com excelência seu papel social de ensino, pesquisa e extensão e também de inclusão.

A Coleção Direito Internacional sem Fronteiras, uma série de Livros, tem objetivo de criar um espaço para novos conceitos críticos sobre o Sistema Internacional e suas agendas temáticas – que estão em constante evolução.  O Direito Internacional vem sendo cada vez mais utilizado como forma de regulamentação de condutas e comportamentos, isto é, tem-se assistido a um movimento de sua crescente proliferação e afirmação. De maneira similar, pode-se perceber o mesmo progresso com as Relações Internacionais. Diante desse novo paradigma, entretanto, nota-se que a expansão não ocorre de maneira homogênea: diversas normas e organizações internacionais são negligenciadas e é possível ver diversas violações.  A necessidade de compreender de forma temática e sistemática esse cenário justifica a pertinência e relevância da série “Direito Internacional sem Fronteiras”. De fato, a Coleção preza pelos títulos que analisam, de maneira crítica e dialética, temas centrais da agenda internacional. A Coleção busca ser um dos grandes instrumentos para a compreensão consistente e atualizada dos grandes desafios da Ordem Internacional.

A partir da compreensão de que as Questões Penitenciárias são expressões teóricas e concretas (políticas, institucionais e práticas) dos paradoxos e contradições entre os discursos e as promessas do castigo penal pretensamente civilizado (através da privação da liberdade) e a realidade de sua execução pelos Estados contemporâneos, esta Coleção tem por compromisso a publicação de reflexões e pesquisas científicas que contribuam para o enfrentamento civilizado e humano-dignificante de tais Questões.

A Coleção Encantações da Natureza é organizada por Francisco Coelho e Elaine Zózimo. Ele é biólogo e professor. Ela é bióloga e musicoterapeuta. Ambos são estimuladores da contação de estórias para crianças em diferentes faixas etárias e (por que não?) também com adultos e idosos. Seja nos ambientes formais de ensino ou nos informais, pais, cuidadores, musicoterapeutas, psicólogos e educadores podem se apropriar desta Coleção para aguçar a criatividade e o senso crítico dos jovens. Diferente das fábulas, as estórias desta Coleção personificam a natureza e trazem importantes questões da convivência humana para as estórias infantis. Por isso, estimulamos aos contadores que conversem com as crianças e explorem suas ideias, ao longo e após as contações.

E-mail: encantacoesdanatureza@gmail.com