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Coletânea Pensar a Educação

Práticas educativas em saúde para pessoas com diabetes tipo 1

Prof. Dr. Edson da Silva

A educação em diabetes é a principal ferramenta para a garantia do autocuidado do paciente que possui diabetes mellitus, e por isso, deve ser inserida em todos os níveis de assistência à pessoa que possui essa condição. Neste sentido, abordagens educativas devem envolver crianças, adolescentes, adultos e idosos para que todos tenham uma vida mais saudável e com melhor controle do diabetes.

A educação em diabetes está relacionada ao processo de desenvolvimento de habilidades específicas e a incorporação de ferramentas necessárias para atingir as metas estabelecidas em cada etapa do tratamento. Deve-se considerar o trabalho em equipe, desenvolvido por profissionais qualificados e atualizados, capazes de sensibilizar o paciente, seus familiares, os cuidadores e a sociedade em geral. Destaca-se que a educação em diabetes deve ser fundamentada em ações motivadoras, levando em conta: a idade e a maturidade; a importância do assunto em cada abordagem; a interatividade; estratégias atrativas; a progressão do aprendizado com ações educativas em etapas inicialmente simples até atingir o nível complexo. Deve ainda manejar o comportamento por meio da reavaliação e manter a educação continuada. Ao longo do tempo, com o incentivo e o apoio familiar o processo de aquisição da autonomia para o autocuidado vai sendo aprimorado, o que influencia para o bom controle do diabetes.

Neste cenário, como desenvolver atividades educativas para o manejo do diabetes tipo 1 nas diferentes faixas etárias? Quais são as limitações, os desafios e as estratégias indicadas no processo de educação em diabetes no Brasil? Esta obra é destinada aos profissionais e busca responder estas e outras questões sobre o tema por meio do compartilhamento de experiências no âmbito da assistência ao paciente, da qualificação profissional em educação saúde e na tríade ensino, pesquisa e extensão universitária em diabetes.

Temas desejados para os capítulos:

  • Programas educativos
  • Materiais educativos
  • Tecnologias na educação em diabetes
  • Metodologias lúdicas
  • Apoio familiar

Cada artigo corresponde ao recebimento de 2 livros físicos + a versão do livro digital, disponível gratuitamente em nosso site, no valor de investimento de R$180,00 (cento e oitenta reais) por artigo publicado.

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CAMINHOS POSSÍVEIS À INCLUSÃO V: GÊNEROS, (TRANS)GÊNEROS E EDUCAÇÃO – ALGUNS ENFRENTAMENTOS

Ana Maria Colling, Eliane Quincozes Porto, Vantoir Roberto Brancher

O quinto livro da série Caminhos Possíveis à Inclusão é uma tentativa de aproximar estudos, pesquisas e práticas profissionais que dialogam com gênero, diferença e diversidade nas múltiplas maneiras de resistência e enfrentamento ao preconceito. Vivemos em tempos marcados pela incitação ao ódio, à violência e à intolerância. Nesse sentido, a obra representa uma possibilidade de materializar produções de profissionais que, em seus distintos contextos, buscam olhar de frente para a crise do reconhecimento da diversidade e da diferença na contemporaneidade.

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GLOBALIZAÇÃO E NACIONALISMO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: ENTRE HOMOGENEIZAÇÃO E FRAGMENTAÇÃO

Victor de Leonardo Figols

No final do século XX, um novo mundo surgiu, onde os avanços do capitalismo global e do livre mercado – como um projeto homogeneizante – provocaram impactos profundos na sociedade, na política e na cultural, colocando em questão a própria concepção de identidade, sobretudo aquelas identidade historicamente enraizadas, isto é, as identidades nacionais.

Assim como o conceito de nacionalismo, a globalização não é um fenômeno recente, entretanto, as rápidas mudanças vividas na última década do século, trouxeram novos problemas para os Estados-nacionais. Diante de uma lógica cada vez mais multinacional (ou transnacional), o conceito de nação foi colocado em questão, assim como o conceito de indivíduo. Por outro lado, a ideia de uma rede mundial trouxe a suposta sensação de homogeneização da cultura, da política, e claro, da econômica.

Se por um lado o discurso globalizante surge como um processo homogeneizador, por outro, escancara a fragmentação das identidades. Deste modo, discutir a questão nacional em um mundo cada vez mais fragmentado, e ao mesmo tempo homogêneo, é um desafio para os pesquisadores das ciências humanas em geral.

Por tanto, uma coletânea que aborde a questão nacional no mundo globalizado faz-se necessária, não só pelo peso histórico que o tema por si só, mas também pela sua atualidade. A presente chama de capítulos para a coletânea visa recrutar trabalhos que discutam a questão nacional na globalização, assim como conceitos correlatos que ajudam a compreender o fenômeno: hibridismo cultural, aculturação, glocalização, xenofobia e conflitos nacionais.

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