UMA EDITORA ESPECIALIZADA NO MEIO ACADÊMICO
Contato: (41) 3022-6005
Coletânea Pensar a Literatura

Lygia Fagundes Telles: estudos críticos

Diego Luiz Miiller Fascina

Lygia Fagundes Telles é umas das escritoras mais longevas de nosso país. Publicando desde o final dos anos 30, a ficção dela foi abalizada pela crítica especializada a partir do surgimento de “Ciranda de pedra”, romance de 1954. De lá para cá, a autora construiu uma das mais importantes obras da literatura brasileira. Localizada, historicamente, na Geração de 1945, em oposição aos escritores da década anterior, Lygia tratou da vivência nas grandes cidades, das multidões e da profunda solidão em um mundo cheio, daí o cultivo do romance e dos contos urbanos com enfoque intimista. Sempre interessada nas muitas camadas psicológicas e afetivas de suas personagens, seus textos trazem à baila as variadas questões do universo feminino, os conflitos familiares, os desajustes sociais, a angústia existencial, os impasses amorosos, a velhice, a morte, o impressionante trânsito entre o real e o fantástico, dentre tantos outros. A linguagem que a autora utiliza mescla elementos eruditos com a oralidade, e seus narradores, quase sempre, mantêm-se afastados das personagens, permitindo que elas se movimentem livremente e, por meio desse ponto de vista, elas se aproximam, decisivamente, da figura do leitor.

Esta chamada para publicação, intitulada “Lygia Fagundes Telles: estudos críticos”, pretende oferecer uma homenagem à autora, por meio de textos que analisem, sob as mais diversas óticas, seus contos e romances.

Cada artigo corresponde ao recebimento de 2 livros físicos + a versão do livro digital, disponível gratuitamente em nosso site, no valor de investimento de R$180,00 (cento e oitenta reais) por artigo publicado.

Baixar normas para submissão de artigos para coletânea:

Envie seu artigo

É com o intuito de registrar e compartilhar experiências produzidas na academia que abrimos esta chamada. A fim de que o conhecimento desenvolvido seja disseminado ao mundo, realizamos este convite para submeter suas produções intelectual relacionada ao assunto, para que possamos avaliá-la e adaptá-la a publicação.

É simples: basta inserir seus dados ao lado; em seguida, um Editor entrará em contato.

Selecione a coletânea para a qual você enviará seu artigo
Click or drag a file to this area to upload.
Formatos aceitos: DOC, DOCX e RTF (não aceitaremos arquivos em PDF ou convertidos de PDF),
Abrir chat
1
Fale com a gente!
Olá!
Você pode falar com a gente também pelo WhatsApp! Estou online!
Powered by