Como publicar uma pesquisa em formato de livro?

Jordan Souza

Jordan Souza

Ainda que a internet tenha possibilitado que as pessoas acessem artigos científicos, teses e dissertações, um livro dá uma visibilidade muito grande para o seu trabalho.

Durante anos, você trabalhou incansavelmente na sua pesquisa. Reuniu e cruzou dados, fez entrevistas, reuniões em grupo, leu muito e escreveu ainda mais. Enfim chegou a um resultado do qual se orgulha: uma produção científica completa, rica em conhecimentos que podem transformar o mundo no qual vivemos.

Mas como disseminar essa pesquisa para um número maior de pessoas? Como transformar um estudo dirigido e específico, dando liberdade de linguagem e tornando-o interessante para um público mais abrangente? Como dividir esse conhecimento com a sociedade?

A publicação de um livro pode ser a resposta para esses questionamentos. Ainda que a internet tenha possibilitado que as pessoas acessem artigos científicos, teses e dissertações, um livro dá uma visibilidade muito grande para o seu trabalho. Confere notoriedade perante a academia, especialmente quando a publicação segue as diretrizes da CAPES e adquire estratos qualificados. E ainda tem o potencial de atingir pessoas que de outra forma dificilmente teriam contato com essa pesquisa.

Com isso em mente, surge a pergunta: como publicar uma pesquisa em formato de livro? Pode parecer difícil, mas com ajuda especializada, é um processo simples. O primeiro passo é buscar uma casa publicadora.

A Editora Brazil Publishing tem seu foco principal na publicação da produção criada na academia, moldando-se às estruturas padronizadas pela CAPES, que avalia e qualifica o trabalho para que atinja a maior pontuação do Qualis-Livro.

Após o envio do seu original, nós analisamos com todo o cuidado e critério. Depois da aprovação para publicação, você recebe uma carta de aceite com orientações e o projeto editorial estabelecido para o seu livro, que contempla números de páginas, valor de venda sugerido do livro previamente estudado e opções para priorizar a data de publicação com cronograma editorial.

Para todas as áreas do conhecimento definidas pela CAPES, dispomos de um comitê científico altamente reconhecido, que juntamente com nosso conselho editorial, conferirá credibilidade a sua obra, além de avaliadores por pares – sua obra terá 2 avaliações de pareceristas ad hoc – tecendo observações que trazem contribuições.

É um processo que se desenvolve em um prazo entre 60 e 90 dias, no fim do qual você terá seu livro em mãos. Ele fica disponível para venda em nosso site e em todas nossas livrarias parceiras, dando alcance nacional para o projeto.

Quer saber mais? Fale com um de nossos editores. Eles estão a sua disposição para explicar tudo em detalhes e guiar você por todo o processo de publicação!

SANDRA HECK
Editora-chefe
sandra@aeditora.com.br
(41) 98079-758

KELLY MIRANDA
Editora Científica
editorcientifico@aeditora.com.br
(41) 99722-2323

VALDEMIR PAIVA
Editor Superintendente
superintendente@aeditora.com.br
(41) 98079-758