O que é Assistência Estudantil?

Marketing BP

Marketing BP

Você sabe o que é assistência estudantil? Dentro da universidade, ela é essencial para assegurar o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes.

Se você convive no meio acadêmico, frequenta ou de alguma forma já esteve presente em ambientes universitários, com certeza já ouviu falar em assistência estudantil. Mas afinal, o que é assistência estudantil?

Trata-se de um conjunto de ações e práticas que têm como objetivo minimizar as desigualdades sociais e assegurar o acesso, a permanência e o êxito na universidade. Essas ações buscam também a ampliação da democratização do ensino, sempre voltando-se para soluções que permitam que estudantes ingressem e permaneçam estudando, superando as barreiras advindas das suas condições socioeconômicas. A Assistência Estudantil se materializa através de programas, bolsas, projetos, benefícios sociais e acompanhamento dos alunos.

Entendendo a importância desse debate, nós trouxemos uma indicação de leitura sobre o tema. Publicado em 2020 aqui na editora Brazil Publishing, o livro “A Assistência Estudantil em Debate: análise dos projetos de lei em tramitação no congresso nacional brasileiro” é essencial para quem quer entender e garantir a democratização da universidade brasileira. O livro está atualmente entre os mais vendidos da casa, provando a relevância da publicação.

O Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal de Uberlândia (OPP – UFU), por meio do trabalho organizado pela Professora Daniela de Melo Crosara e pelo Professor Leonardo Barbosa e Silva, nos oferece, no livro, a compreensão histórica e vertical da luta pelo direito à Assistência Estudantil nas Instituições Federais de Educação Superior.

Através de uma série de artigos de vários autores, o livro traz uma análise comparativa dos diferentes Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional, possibilitando ao leitor uma compreensão dos objetivos, dos critérios de cobertura, da estrutura da gestão da AE, das condições de financiamento, das concepções teóricas subjacentes e outros critérios.

Os textos reunidos no livro se destacam não só pela qualidade dos dados e pela perícia analítica, mas também pela paixão de seus autores pela Universidade e pela justiça social. Assim, “A Assistência Estudantil em Debate: análise dos projetos de lei em tramitação no congresso nacional brasileiro” faz-se essencial para aqueles que dedicaram e ainda dedicam esforços na luta pela consolidação da assistência estudantil como um direito dos estudantes e um dever do Estado brasileiro.

OS ORGANIZADORES DA OBRA

Daniela de Melo Crossara
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Direito Público pela Universidade de Franca e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia e do programa de pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisadora do Observatório de Políticas Públicas.

Leonardo Barbosa e Silva
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre e doutor em Sociologia pela UNESP/Araraquara. Foi Coordenador Nacional do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assistência Estudantil. Hoje, atua como docente na UFU coordenando o Observatório de políticas Públicas e o Núcleo de Sistema Político e Políticas Públicas.

Quer saber mais? Visite nosso site e adquira esse título.