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A assistência estudantil em debate: análise dos projetos de lei em tramitação no congresso nacional brasileiro

A partir de R$24,00

O livro faz a análise do conjunto de Projetos de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados Federais cujos conteúdos versam sobre a política de assistência estudantil no Brasil. Acompanha a obra também uma reflexão sobre a história da institucionalização desta política e sugestão de diretrizes gerais para sua consolidação.

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informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Camila Lima Coimbra, Daniela de Melo Crosara, Leonardo Barbosa e Silva, Maria de Fátima Oliveira, Natália Cristina Dreossi Costa, Vitorino Alves da Silva

Organizador(es):

Daniela de Melo Crosara, Leonardo Barbosa e Silva

Editora

Linguagem

Ano

Páginas

Tamanho

eIsbn

Doi

Brazil Publishing

Português

2020

162

14x21 cm

978-65-5016-362-4

10.31012/978-65-5016-362-4

Descrição

Este é um livro essencial para quem quer entender e garantir a democratização da universidade brasileira. O Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal de Uberlândia, por meio do trabalho organizado pela Professora Daniela de Melo Crosara e pelo Professor Leonardo Barbosa e Silva, nos oferece a compreensão histórica e vertical da luta pelo direito à Assistência Estudantil nas Instituições Federais de Educação Superior. Pela análise técnica precisa das propostas legislativas que pretendem assegurar esse direito, o livro deixa claro que votar a Lei da Assistência Estudantil é demanda “para ontem”, mas que, a nós democratas, não serve qualquer lei. A legislação aqui defendida requer, como pressuposto, a revogação da Emenda Constitucional 95, a Emenda da Morte. Prevê também um suprimento suficiente de recursos, em organicidade com os objetivos do PNE e da LDB. A alocação matriciada dos recursos, cuja gestão deve respeitar a autonomia universitária, deve estar sensível à categoria de “vulnerabilidade”, que também se manifesta desigualmente neste país tão desigual. Por fim, as políticas de assistência ganham robustez e qualidade se construídas e geridas com a participação democrática de seus sujeitos: os estudantes das Universidades. O conjunto de textos aqui reunidos pela qualidade dos dados e pela perícia analítica já torna a leitura um fator imperativo. Mas há um elemento a mais a ser relevado nessa nota: a paixão com que escrevem os autores. Uma paixão pela Universidade e paixão pela justiça social. Nesse momento difícil, tanto fervor traz para nós um facho de luz. Boa leitura!

Margarida Salomão
Deputada Federal PT-MG
Professora e ex-Reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora

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