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Partindo de narrativas de professores/as indígenas da etnia Pataxó, da aldeia Muã Mimatxi, em Minas Gerais, o livro analisa repercussões da formação intercultural que receberam como participantes na primeira turma do FIEI – UFMG, nos revelando uma rica e própria perspectiva de pensar a educação, a escola e a interculturalidade.
Em um mundo cada vez mais diverso e plural, as narrativas de professores/as indígenas da etnia Pataxó, trazidas nesse livro, nos revelam modos próprios de pensar a educação, a escola e a formação que muito podem nos ensinar. Participantes da primeira turma do FIEI – Formação Intercultural de Educadores Indígenas, curso oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), esses professores/as da aldeia Muã Mimatxi, localizada em Itapecerica, no Centro-Oeste mineiro, nos dão lições importantes de como viver e conviver com a diferença, vista como uma riqueza a ser apropriada e ressignificada, a depender da relação com os princípios que regem a sua cultura. O curso de formação em nível superior trouxe muitas aprendizagens para esses/as professores/as e muitos frutos para a vida coletiva, e o mais importante, ajudou a dinamizar a vida da escola, lugar central da vida comunitária. Algumas ferramentas disponibilizadas no FIEI fizeram mais sentido para esse grupo de professores/as, entre elas, destacamos as pesquisas desenvolvidos ao longo do Percursos Acadêmicos, o instrumento do calendário socioecológico e a ideia de interculturalidade. Os modos como esses elementos foram apropriados e recontextualizados nos ajudam a compreender suas concepções próprias de mundo e a centralidade da escola em seus projetos de vida e de futuro.
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