Aprendizagem e inclusão: desafios e oportunidades no contexto escolar

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Pensar práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem de forma a garantir o direito ao desenvolvimento e potencialidade do aluno, é um dos grandes desafios dos agentes educacionais envolvidos com a educação inclusiva. Neste livro, as autoras apontam sugestões a acessibilidade ao aprendizado através de experiencias exitosas no contexto educacional inclusivo.

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  • Editora: Brazil Publishing
  • Idioma: Português
  • Ano: 2020
  • Tamanho: 14x21 cm
  • Páginas: 180
  • ISBN: 978-65-87836-64-5
  • eISBN: 978-65-87836-58-4
  • DOI: 10.31012/978-65-87836-58-4

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A educação passou por um processo de organização, afim de garantir o acesso e a permanência com qualidade de alunos que apresentam a necessidade de uma prática pedagógica voltada para o aprendizado e desenvolvimento de sua integralidade na perspectiva inclusiva.  Com esses movimentos de transformações significativas que ocorrem no campo do currículo e na infraestrutura das escolas, com o objetivo de garantir fisicamente e intelectualmente a inclusão, é importante ressaltar que as maiores mudanças se estabeleceram na relação entre professor e alunos, uma vez que é o professor que assume o relevante papel no processo de inclusão.

É importante ressaltar o papel da normatização da política pública educacional, mais especificamente na centralidade das ações para a implementação do direito a educação inclusiva de qualidade, considerando que a mesma não está só sob responsabilidade da legislação vigente, está também, como responsabilidade social de fazer acontecer.

No contexto de adoção de responsabilidades social, o CRATEE Moendy Akã, foi idealizado em 2013 pelo Decreto. Municipal de nº 499/2014, após um período de sondagem, estudos, debates e reuniões na necessidade de mobilizar escola e família, estimulando o protagonismo desses agentes afim de melhorar a postura diante da implementação da educação inclusa no município. Portanto, o CRATEE Moendy Akã tem representado um valioso instrumento em favor da disseminação de uma educação inclusiva de qualidade.

Este livro, traz a experiencias de estudantes de pedagogia e docentes da Universidade Federal do Pará – Campus Bragança, na aprendizagem de alunos que pela própria definição diagnóstica são públicos da Educação Inclusiva.