Arte e Pensamento Estético

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Por meio deste livro, o leitor vai compreender que cognição se define pelo ato de conhecer. Enquanto a reflexão filosófica se dedica a selecionar memórias da cognição, na forma de conceitos, a arte é uma atividade cognitiva que produz conhecimentos a partir da experiência do corpo no mundo. Conhecer é a mais vital de todas as necessidades de um ser vivente. Um corpo vivo que não conhece o meio ambiente em que se encontra, não tem memória das relações vitais que mantém com seu entorno ou não dispõe da arte de se relacionar com a alteridade, logo se tornará um dado descartado pela evolução. Até recentemente, alimentava-se a crença de que o conhecimento estava vinculado exclusivamente à intelecção. Agora, descobrimos que a intelecção, isoladamente, não basta para melhorar nossa compreensão do mundo. […] Humanos têm de pensar a ordem por meio da lógica, mas pensar a alteridade a partir da estética. Lógica e estética não são polos opostos, mas componentes formadores da cognoscência humana, que muitas vezes agem de modo integrado para auferir conhecimento do meio em que habita a humanidade. Desse modo, devemos retornar ao aprendizado do conhecimento estético, que foi negligenciado há dois mil anos, a fim de equipará-lo em importância e eficiência aos recursos intelectuais, desde sempre privilegiados pela cultura racionalista

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Descrição

Neste livro apresento uma coletânea de textos, artigos, capítulos de livros e excertos que já compuseram publicações acadêmicas ao longo de vários anos, cuja afinidade temática e interesses de pesquisa permitiu reuni-los num só volume, oferecendo mais praticidade de leitura e consulta aos pesquisadores da área de arte, estética e, em algum grau, filosofia. “Arte e pensamento estético” me pareceu um título suficiente o bastante para nomear esta obra que pretende oferecer aos leitores uma imagem, até certo ponto panorâmica, da questão da estética e da arte como produtoras de conhecimento. Um pensamento estético formado de proposições e axiomas lógicos, abstratos e idealistas, não serve mais como parâmetro gnosiológico para trabalharmos com o conhecimento produzido pela arte, especialmente a arte contemporânea. Faz tempo que se tornou imprescindível um pensamento estético baseado na experiência sensível, nas percepções, emoções, sentimentos. Desde de Kant e Nietzsche, já sabemos que a razão não é suficiente para compreender o mundo, havendo a necessidade de complementar o conhecimento humano com a dimensão da estética, cuja manifestação mais conhecida é a arte. A arte tanto gera, quanto é gerada por um pensamento resultante da experiência do corpo no mundo. A estética (e arte em particular) é um conhecimento experimental que produz pensamento, a partir do relacionamento de nosso corpo-coisa, com o corpo das coisas do mundo. Por meio da paixão, a estética engendra conhecimentos fundamentais em todas as áreas da cultura humana. Contudo, devemos entender que a paixão nunca foi um estado doentio da consciência, como condenam os racionalistas, mas a resultante das experiências somáticas, boas e más, que acumulamos no trato com o mundo real, ao incorporarmos como conhecimento aquilo que os anos de vida nos oferecem como aprendizado.

Informação adicional

Peso 460 g
Dimensões 230 × 160 × 23 mm
Tipo do Livro:

Livro Físico

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