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Autonomia do Projeto Político Pedagógico: Considerações sobre uma escola rural de Jataí - GO

A partir de R$10,00

De natureza qualitativa, bibliográfica e documental, o estudo ocupou-se de analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola rural no Município de Jataí – Goiás, analisando a correspondência desse documento com a identidade de sua comunidade. A pesquisa pautou-se pelo referencial teórico sobre educação no campo e sua legislação, identificando de que maneira o PPP poderia expressar essa identidade. O resultado dessa análise evidenciou não só a importância desse documento para as escolas rurais, mas o quanto a sua existência e construção democrática e coletiva é capaz de fortalecer a educação do campo, desde que consoantes com as demandas e lutas das comunidades campesinas.

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Autor(es) Relacionado(s):

Luciana Cristina Porfirio, Wanilda Pereira de Lima

Organizador(es):

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2021

PÁGINAS

106

TAMANHO

14x21 cm

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5861-422-7

DOI

10.31012/978-65-5861-422-7

Descrição

As indagações em torno do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola rural em Jataí, interior do estado de Goiás, ancorou-se na premissa de que a escola amplia horizontes para o mundo do conhecimento, desde que a identidade cultural dos sujeitos que por ela passam sejam valorizadas. Na história da educação brasileira, a relação campo–cidade impactada por um passado colonial escravocrata, fez emergir no imaginário social que os espaços rurais e as pessoas que neles habitam são marcados pelo atraso. Projeção elaborada a partir de um mito que associava urbanidade e industrialização à modernidade e desenvolvimento. As pessoas do campo – negros africanos e indígenas escravizados, analfabetos da língua vernácula imposta pelos portugueses, bem como os imigrantes que os substituíram pós-abolição – produziram uma nova classe de miseráveis em um período em que não haviam políticas educacionais para essa população. A elite brasileira que se beneficiava diretamente das atividades agrícolas, desde o século XIX até o século XX, criou escolas para servir apenas sua própria classe social. Somente após a década de 1930 é que se criaram as escolas rurais, porém, como sendo um arremedo das urbanas, desconsiderando-se a população do campo e o contexto local. Daí a importância de se lançar o olhar sobre um PPP, oito séculos depois, identificando a identidade rural local ali expressa.