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Como determinar Caminhos Possíveis à Inclusão sem falarmos sobre as pessoas que se encontram fora dos textos oficiais? É sobre este desafio que a presente obra fala: discutir Gênero, Educação e Humanização dos fazeres dos profissionais da educação que, vislumbrando uma sociedade plural, constituem seus fazeres de forma inclusiva.
“Parece haver um consenso sobre a importância da Educação. A mesma conformidade, porém, não resiste ao menor aprofundamento da questão. O que é essa Educação? Para quê? Por quê? Queremos educar para o mercado de trabalho? Para o mundo que existe? Ou queremos educar para o mundo que virá? Melhor, queremos construir esse mundo? Formamos educadores e raramente pensamos que a escola em que irão atuar não é a que vemos hoje, mas a que existirá em meio ao mundo de 2030, 2040, 2050. O que podemos saber desse mundo futuro, se mal conseguimos enfrentar os desafios do nosso?
Se nossas previsões são difíceis, se nossas angústias são dolorosas, o mesmo não se pode dizer de nosso engajamento em fornecer aos futuros educadores e educandos o máximo de instrumentos possíveis para que eles possam chegar ao amanhã com segurança. Livros como esse corporificam essa intensa luta, dão espaço às nossas pesquisas por instrumentais e mostram que não nos deixamos vencer pelo tamanho do desafio. Olhamos para o básico de nós: nossa humanidade e a historicidade que nos rotulou em gêneros e lhes apresentamos nossa disposição em debater, pesquisar, ensinar. Nós, professores, não recusamos esse desafio. Você recusará?”
Nikelen Acosta Witter
Doutora em História (UFF)
Professora do Departamento de História da UFSM
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