PortugueseEnglishSpanishFrench

Clube de Ciências na Escola: Um guia para professores, gestores e pesquisadores

Gratuito

Este livro oferece aos interessados em montar um Clube de Ciências um guia de implementação baseado nas etapas de planejamento e desenvolvimento de um projeto, que objetiva desenvolver, por meio de atividades investigativas a alfabetização científica na Educação Básica.

Limpar
ISBN 978-65-5861-237-7 Categorias , Tags , ,

informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Thais Campos de Oliveira Freitas, Carlos Alberto Moreira dos Santos

Organizador(es):

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2020

PÁGINAS

174

TAMANHO

14x21 cm

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5861-224-7

DOI

10.31012/978-65-5861-224-7

Descrição

Este livro é produto da dissertação denominada “Implementação de um Clube de Ciências na Rede Pública de São José dos Campos: Etapas, Atores e a Alfabetização Científica”, pesquisa esta que foi realizada ao longo de dois anos no Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo.

Atualmente vemos o papel da Ciência sendo desvalorizado, pouco compreendido e até questionado por várias esferas político-sociais, muitas pessoas não conseguem diferenciar os fatos das falsas notícias e em 2018, o PISA (Programme for International Student Assessment) demonstrou que, no Brasil, 55% dos estudantes estavam abaixo do nível 2 em Ciências, patamar estabelecido como necessário para que os jovens possam exercer plenamente sua cidadania.

Como forma de contribuir para a melhoria desse cenário, esse livro oferece aos interessados em implementar um Clube de Ciências um guia de implementação de que objetiva desenvolver a Alfabetização Científica por meio de atividades investigativas, fazendo com que os alunos da Educação Básica mobilizem os saberes e práticas das ciências para exercer a cidadania consciente e responsável.

Ao longo do texto são apresentadas estratégias para a elaboração, monitoramento e avaliação do projeto de implementação, modelos de autorizações e formulários que poderão ser adaptadas ao contexto da sua unidade escolar. Acreditamos que este livro possa ser tornar uma ferramenta para você gestor escolar, professor e pesquisador que quer implementar um Clube de Ciências em uma escola.  E que, a longo prazo, as ações aqui apresentadas possam ser referência para a elaboração de uma política pública de apoio a Alfabetização Científica na Educação Básica.