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Esta obra aborda, a partir de marcadores da diversidade, modos de atuação docente nos múltiplos espaços, territórios, níveis e modalidade da Educação Básica. Revela ainda processos formativos e identitários da constituição de professores/as na Educação Básica na relação com as questões das diversidades.
Esta obra apresenta pesquisas e relatos de experiência sobre a Docência em contextos de diversidade. Nessa direção, foram selecionados 83 textos que, a partir de marcadores da diversidade, revelam disputas que se dão no seio da profissão e atravessam os modos como os/as professores/as da Educação Básica vão tecendo sua profissão. Os textos em geral revelam como processos de interseccionalidades se reconfiguram não apenas pelos marcadores da diversidade – como raça, gênero, classe, idade, capacidades, territórios –, mas emergem e ganham contornos mais específicos pelos lugares/tempos que os sujeitos habitam e ocupam a escola. Assim, a partir de marcadores específicos da diversidade visualizamos como esses cruzamentos habitam de diferentes formas o universo da infância, da juventude, do campo, dos espaços não formais e dos espaços de inclusão que atravessam a Educação Básica. O último bloco aponta para uma configuração distinta dos demais, posto que a Educação de Jovens e Adultos emerge como um espaço que se manifesta como interdisciplinar e interseccional e que se dá nos múltiplos espaços de exclusão – como no sistema prisional –, ao mesmo tempo que revelam práticas da educação popular que colaboram na ressignificação da vida dos/as jovens e adultos/as. Além disso, abre o debate para temas como direitos humanos, violência na escola, expressão de múltiplas formas culturais que atravessam as questões desde nacionalidade à cultura da infância. Assim, os textos provocam reflexões sobre os direitos do sujeito de existir, resistir e ser como se é na diversidade.
A partir de 17/08/22 o atendimento dA Editora será unica e exclusivamente pelo e-mail falecom@aeditora.com.br Dispensar