Descrição

Esta coletânea reúne os resultados de trabalhos acadêmicos da Linha História da Educação concluídos no período de 2016 a 2020, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Organizado em dois volumes, este segundo é composto por 21 capítulos que analisam, sob diferentes abordagens, a educação em perspectiva histórica, em periodizações que englobam o século XVIII ao XXI. Na primeira parte da obra, os estudos analisam as políticas educacionais nas dimensões do planejamento, implementação e reformas, indicando os desafios e percalços no processo de escolarização, de constituição de disciplinas e de desenvolvimento de sistemas educacionais nos diferentes níveis de ensino; analisam ainda a institucionalização de cursos e a formação de professores/as. A segunda parte do livro é composta por pesquisas que discutem a educação no sentido ampliado, dando destaque a processos que ocorrem em outros espaços formativos, como associações e clubes, corporações militares, estabelecimentos de natureza religiosa, e veículos como os impressos e a rádio. O conjunto dos trabalhos possuem a marca da interdisciplinaridade, resultante do diálogo de farta e diversificada documentação e referenciais teóricos igualmente diversos.