Descrição

Esta coletânea reúne os resultados de trabalhos acadêmicos da Linha História da Educação concluídos no período de 2016 a 2020, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Organizado em dois volumes, este primeiro é composto por 17 capítulos que analisam, sob diferentes abordagens, a educação em perspectiva histórica, em periodizações que englobam o século XVIII ao XX. A primeira parte reúne estudos que destacam o protagonismo feminino, de mulheres como um grupo social, ou como personalidades específicas. A segunda parte do livro reúne estudos sobre autores, obras, ou mesmo sobre o processo de produção de impressos, e o interesse de pesquisadores da área por essa categoria de estudos. A terceira parte agrupa trabalhos sobre sujeitos e processos educativos, considerando, nessa convergência, que os estudos sobre processos educativos levam em conta os contextos históricos, culturais e sociais intervenientes em práticas que se inscrevem, também, fora da escola. O conjunto dos trabalhos possuem a marca da interdisciplinaridade, resultante do diálogo de farta e diversificada documentação e referenciais teóricos igualmente diversos.