PortugueseEnglishSpanishFrench

(E-Book) Memória, Narrativas e Docência - Volume 4

Gratuito

Este e-book, intitulado Memória, Narrativa e Docência, apresenta em sua essência questões que colocam em evidência a memória da profissão docente em diferentes contextos e segmentos da Educação Básica, contemplando estudos que abordam as narrativas de experiências educativas, bem como histórias de vida, formação e atuação profissional.

informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Adelson Dias de Oliveira, Juliane Costa Silva, Zulma Ferreira de Souza, Maria Marli Melo Neto, Gleydson da Paixão Tavares, Adson dos Santos Bastos, Mariza dos Santos Bastos de Santana, Alexsandro Ferreira de Souza Silva, Josséle Lima Vieira Rondan, Juliana Brandão Machado, Ithany Felipe Alcântara da Silva, Daniela Lopes Oliveira Dourado, Assicleide da Silva Brito, Maria Luiza de Araújo Gastal, Leandro da Rocha, Marta Campos de Quadros, Yoshie Ussame Ferrari Leite, Ivana Conceição de Deus Nogueira, Rosemary Lapa de Oliveira, Carla Santos Pinheiro, Carmen Mily dos Reis Leocádio, Charles Maycon de Almeida Mota, Joselita Edeltrudes de Souza Silva, Sandra Regina Magalhães de Araújo, Flaviane Coutinho Neves Americano Rego, Bianca de Macedo Abreu, Lucenir Lucena Ferreira, Carmem Véra Nunes Spotti, Jairzinho Rabelo, Patrícia dos Santos Miranda, Lucas Bispo de Oliveira Santos, Alessandra da Silva Rezende Souza Martins, Júlia Alves dos Santos Castro

Organizador(es):

Adelson Dias de Oliveira, Juliane Costa Silva

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2021

PÁGINAS

624

TAMANHO

12 MB

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5861-491-3

DOI

10.31012/978-65-5861-491-3

Descrição

Este e-book, intitulado Memória, Narrativa e Docência, apresenta em sua essência questões que colocam em evidência a memória da profissão docente em diferentes contextos e segmentos da Educação Básica, contemplando estudos que abordam as narrativas de experiências educativas, bem como das histórias de vida, formação e atuação profissional. Vale destacar que o avanço nas pesquisas se utilizam da memória como campo fecundo para propiciar reflexões deixadas na prática pedagógica, e/ou na concepção de determinadas categorias teóricas. Parte-se do princípio de que as elaborações individuais do sujeito em suas experiências revelam potencialidades analíticas e reflexivas, de modo particular, ao se pensar as relações estabelecidas das histórias de vida distintas e a incorporação na prática da docência dos sujeitos. Modos de narrar, reflexões de si e registros de contextos distintos, que nos carregam, como se estivéssemos sendo levados por um aroma que nos toma por inteiro e nos faz sair do lugar sem levantar, estão presentes nos 45 artigos presentes neste volume da coletânea IV, distribuídos em nove seções. Ao acessar os distintos artigos que compõem este e-book, encontrarão textos que dão destaque a “memórias de professores”; “formação docente”; “narrativas de si e dos outros”; “educação e pandemia”; “educação e relações étnico-raciais”; “práticas de ensino”; “docência e inclusão”; “memória, saúde e educação” e, por fim, porém não menos importante “escola e múltiplas linguagens”. Esses temas nos provocam reflexões acerca do espaço contemporâneo instituído pela docência.