(E-Book) Programa de residência pedagógica: a formação docente e práticas de ensino em história

R$20,00

Esta obra, fruto do trabalho coletivo das licenciandas e licenciandos vinculados ao Programa de Residência Pedagógica da Capes, tem como objetivo apresentar reflexões sobre a formação dos docentes em História assim como apresentar experiências de ensino nesse campo epistemológico.

  • Editora: Brazil Publishing
  • Idioma: Português
  • Ano: 2020
  • Tamanho: 3 MB
  • Páginas: 181
  • ISBN:
  • eISBN: 978-65-86854-76-3
  • DOI: 10.31012/978-65-86854-76-3

Autor(es):

Organizador(es):

Descrição

“Nem o PIBID nem a RP podem colaborar para uma formação relevante
do professor de História se sua condução não estiver profundamente alicerçada em
uma concepção teórico-prática da docência, e na consideração das escolas-campo
como espaços de pesquisa e de reflexão. Além disso, devem ser também atravessadas
por um compromisso real de reconhecimento do professor supervisor/preceptor como
um partícipe imprescindível do processo formativo do licenciando. Assim, a RP pode e
deve ser fortalecida no sentido de colaborar com a formação de professores-
pesquisadores autônomos, dialógicos e críticos do ambiente escolar, das políticas
públicas para a educação, das práticas de ensino e de sua própria formação. No limite,
o que se percebe é a imprescindibilidade de que as instituições se apossem destes
projetos e procurem vinculá-los intimamente à formação que idealizaram para seus
licenciandos, sob pena de transformá-los em apêndices descolados da realidade do
curso como um todo”.

Rafael Gonçalves Borges
Professor de História do Instituto Federal de Goiás/Campus Goiânia