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(E-Book) Programa de residência pedagógica: a formação docente e práticas de ensino em história

R$20,00

Esta obra, fruto do trabalho coletivo das licenciandas e licenciandos vinculados ao Programa de Residência Pedagógica da Capes, tem como objetivo apresentar reflexões sobre a formação dos docentes em História assim como apresentar experiências de ensino nesse campo epistemológico.

informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

André Costa Aciole, Flávia Pereira Machado, Felipe Sousa Mendes, Marcos Rafael Andrade de Melo, Fabrício Pereira Feliciano, Diana Rosa Rodrigues Ribeiro, Aline de Souza Dias, Ana Cláudia Alves Martins, Natália G. S. Machado, Samuel Paula de Andrade, Cassandra Rubia Marques da Silva, Washington Sousa Brasil, Camila da Silva Ferreira, Cristianne Prado Silva, Joyce Kelle Cassimiro Neres, Lêda Cristina Borges Pereira, Wisley Dias Bahia, Adriano Santos da Costa Alves, Jakeliny Cristina Marques da Silva, Lorena Teixeira Dias, Sâmmarah Patrícia da Silva Daniel, José Airton Ordones, Lavínia de Sousa Almeida Mendes

Organizador(es):

André Costa Aciole

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2020

PÁGINAS

181

TAMANHO

3 MB

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-86854-76-3

DOI

10.31012/978-65-86854-76-3

Descrição

“Nem o PIBID nem a RP podem colaborar para uma formação relevante
do professor de História se sua condução não estiver profundamente alicerçada em
uma concepção teórico-prática da docência, e na consideração das escolas-campo
como espaços de pesquisa e de reflexão. Além disso, devem ser também atravessadas
por um compromisso real de reconhecimento do professor supervisor/preceptor como
um partícipe imprescindível do processo formativo do licenciando. Assim, a RP pode e
deve ser fortalecida no sentido de colaborar com a formação de professores-
pesquisadores autônomos, dialógicos e críticos do ambiente escolar, das políticas
públicas para a educação, das práticas de ensino e de sua própria formação. No limite,
o que se percebe é a imprescindibilidade de que as instituições se apossem destes
projetos e procurem vinculá-los intimamente à formação que idealizaram para seus
licenciandos, sob pena de transformá-los em apêndices descolados da realidade do
curso como um todo”.

Rafael Gonçalves Borges
Professor de História do Instituto Federal de Goiás/Campus Goiânia

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