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Esta obra, fruto do trabalho coletivo das licenciandas e licenciandos vinculados ao Programa de Residência Pedagógica da Capes, tem como objetivo apresentar reflexões sobre a formação dos docentes em História assim como apresentar experiências de ensino nesse campo epistemológico.
“Nem o PIBID nem a RP podem colaborar para uma formação relevante
do professor de História se sua condução não estiver profundamente alicerçada em
uma concepção teórico-prática da docência, e na consideração das escolas-campo
como espaços de pesquisa e de reflexão. Além disso, devem ser também atravessadas
por um compromisso real de reconhecimento do professor supervisor/preceptor como
um partícipe imprescindível do processo formativo do licenciando. Assim, a RP pode e
deve ser fortalecida no sentido de colaborar com a formação de professores-
pesquisadores autônomos, dialógicos e críticos do ambiente escolar, das políticas
públicas para a educação, das práticas de ensino e de sua própria formação. No limite,
o que se percebe é a imprescindibilidade de que as instituições se apossem destes
projetos e procurem vinculá-los intimamente à formação que idealizaram para seus
licenciandos, sob pena de transformá-los em apêndices descolados da realidade do
curso como um todo”.
Rafael Gonçalves Borges
Professor de História do Instituto Federal de Goiás/Campus Goiânia
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