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A Educação Ambiental é uma temática que vem sendo inserida cada vez mais nas instituições educacionais, principalmente pela sua obrigatoriedade que ocorreu com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (BRASIL, 2012). Essa obrigatoriedade da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino refletiu diretamente na formação de professores, pois esses precisam de embasamento para inserir a Educação Ambiental em sua prática pedagógica. Assim busca-se compreender como a Formação Continuada de professores pode influenciar na disseminação da EA e todos os níveis de ensino.
A Educação Ambiental é uma temática que vem sendo inserida cada vez mais nas instituições educacionais, principalmente pela sua obrigatoriedadeque ocorreu com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (BRASIL, 2012). Essa obrigatoriedade da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino refletiu diretamente na formação de professores, pois esses precisam de embasamento para inserir a Educação Ambiental em sua prática pedagógica. Nesse sentido, a presente pesquisa busca responder à seguinte questão: qual a relação entre os cursos de Educação Ambiental oferecidos pela Rede Municipal de Curitiba – Paraná aos professores de Educação Infantil e seus desdobramentos na prática pedagógica junto às crianças? Para tanto, este estudo teve como objetivos: investigar a concepção de Educação Ambiental dos cursos desta área ofertados pela Rede Municipal de Curitiba– Paraná; verificar a concepção de Educação Ambiental dos professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Curitiba – Paraná; identificar as fontes utilizadas pelos professores de Educação Infantil para o planejamento das atividades de Educação Ambiental; descrever os conhecimentos necessários para o desenvolvimento da prática em Educação Ambiental na concepção dos professores de Educação Infantil. A presente pesquisa foi realizada em 10 Centros Municipais de Educação Infantil, sendo um de cada regional da cidade de Curitiba – Paraná. Como metodologia de pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando-se dos seguintes instrumentos: análise documental, a qual foi realizada nas ementas dos cursos e documentos oficiais que norteiam as práticas de Educação Ambiental e de Educação Infantil. Foi realizada também uma entrevista semiestruturada com os 11 professores atuantes na Educação Infantil e que realizaram algum curso de Educação Ambiental na Rede Municipal de Curitiba – Paraná entre 2010 e 2016.
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