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A presente obra “História, educação popular e poder: a igreja católica e o movimento de educação de base (1962-1968)”, descortina um importante momento da História da Educação no Brasil. Sob uma perspectiva atenta e crítica revela um movimento ousado para a época ao se usar a transmissão radiofônica como perspectiva de Educação inclusiva na tentativa de vencer injustiças e desigualdades sociais. A leitura e estudo deste trabalho tornam-se, portanto de grande relevância para pesquisadores e mesmo o público em geral para a compreensão deste momento histórico no Brasil.
Prof. Dr. Genaro Alvarenha Fonseca
Entre as questões que permeiam a presença da Teologia da Libertação no Nordeste brasileiro, especialmente no Piauí ,destaca-se a atuação do Movimento Educacional de Base- MEB. Na década de 1960, no seio da Igreja Católica, leigos e leigas abraçaram a tarefa de despertar as mentes camponesas, fazendo aflorar a criticidade e o protagonismo humano. Tal projeto educacional foi um contraponto às ambições do governo ditatorial que vigorou a partir daquela década. Neste livro, vislumbramos as tensões do período e os sonhos de uma cidadania ativa. Nesta obra, as rádios católicas emergem como instrumento pedagógico coerente com a perspectiva freireana, que guiava as ações do MEB.
Profa. Ms. Ana Paula Cantelli Castro (UFPI/Picos)
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