Educação sobre drogas e formação de professores: uma proposta de ensino a distância centrada na redução de danos

A partir de R$28,00

O livro descreve um curso de formação sobre drogas para professores no Estado do Rio de Janeiro, centrado na Redução de danos como enfoque preventivo-educativo. Ministrado totalmente online, o curso revela o potencial da EaD na formação docente e como esses canais podem aglutinar pessoas e conhecimentos de forma colaborativa.

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  • Editora: Brazil Publishing
  • Idioma: Português
  • Ano: 2019
  • Tamanho: 16x23 cm
  • Páginas: 228
  • ISBN: 978-65-5016-171-2
  • eISBN: 978-65-5016-172-9
  • DOI: 10.31012/978-65-5016-172-9

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Descrição

Diferentes pesquisas têm atestado as limitações e o insucesso das abordagens proibicionistas sobre drogas, centradas na repressão ao consumo. Desde 1998, os Parâmetros Curriculares Nacionais sobre saúde sugerem que o tema drogas seja integrado aos conteúdos programáticos das disciplinas. No entanto, dados da literatura, somados à prática docente do autor do livro, revelam as dificuldades dos professores em desenvolver atividades educativo-preventivas e a carência de cursos de formação sobre o tema, capazes de estimular tais ações. Diante desse cenário, este livro descreve um estudo que elaborou e implementou um curso à distância sobre drogas para professores, investigando como essa formação docente impactou na realidade dos professores participantes. Por meio de diferentes instrumentos de coleta de dados, foram investigados 51 docentes com formações diversificadas. Grande parte dos cursistas se declarou motivada pelo curso e avaliou a formação como muito boa em relação aos conteúdos apresentados e a abordagem pedagógica, centrada na perspectiva dialógica, participativa e colaborativa. Os recursos educativos utilizados no curso foram descritos como sugestivos e aplicáveis em sala de aula. Quanto às dificuldades para acompanhar o curso foram referidos problemas para gestão do tempo e imprevistos particulares e de saúde, bem como a inexperiência na realização de projetos em parceria dentro e fora das escolas, o que compromete uma abordagem mais integradora do tema. Considerando esses achados, esta obra lança olhares para a formação de professores no campo da Educação sobre drogas e outros temas da Educação em saúde centrados na Redução de danos como enfoque educativo-preventivo.