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O objetivo deste livro foi descrever a evolução do ensino farmacêutico voltado às práticas clínicas e apresentar as novas diretrizes responsáveis por instituí-las no Brasil. O método utilizado consistiu em buscas realizadas na Internet em três bases de dados e sítios eletrônicos relacionados à educação e os serviços clínicos providos por farmacêuticos no Brasil. Divididos em três momentos distintos, observados em seu processo educacional e profissional, o farmacêutico inicia suas atividades nas boticas, voltando-se posteriormente para as indústrias e análises clínicas, e se reaproxima dos cuidados prestados ao paciente com a institucionalização dos serviços clínicos providos por farmacêuticos. A integração das diversas áreas dos conhecimentos farmacêuticos, frente à aquisição de competências clínicas, será fundamental para o seu reconhecimento como profissional prestador de serviços de saúde.
A relação existente entre o ensino farmacêutico e a sua atividade profissional, é observada desde o surgimento dos cursos de farmácia, instituídos no Brasil em 1832. A partir de então, o profissional farmacêutico vem vivenciando momentos distintos ao longo do seu percurso histórico. Inicialmente, este profissional exercia atividades ligadas à produção de medicamentos e aos cuidados individualizados. Porém, em meados do século XX os avanços científicos e tecnológicos direcionaram
o ensino e os serviços farmacêuticos para o atendimento de interesses das indústrias farmacêuticas e dos laboratórios de análises clínicas. Apesar desse movimento, o forte elo entre o boticário e o cuidado ao
paciente – característico do século XIX – é retomado a partir da década
de 1960, possibilitando o desenvolvimento dos serviços clínicos providos por farmacêuticos.
A evolução histórica do ensino farmacêutico voltado às práticas clínicas, apresentando os principais marcos históricos e as principais diretrizes determinantes para a formação profissional e o estabelecimento de novos cenários vivenciados
pelo profissional farmacêutico no Brasil.
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