PortugueseEnglishSpanishFrench

Ensino de História Indígena Através do Cinema: Uma Experiência Pedagógica

A partir de R$36,00

O presente livro tem a pretensão de contribuir com reflexões e possibilidades de abordagem da temática indígena no Ensino. Longe de dar cabo à totalidade dos elementos que compõem o estudo e o ensino das histórias dos povos indígenas, a pesquisa analisou enfoques teóricos e materiais de subsídio ao trabalho do professor em sala de aula. O processo de luta e de transformações sociais destes grupos pode ser refletido no cinema e pensado enquanto recurso didático, auxiliando a viabilização da aplicação da lei e possibilidades de discussões sobre a importância do estudo e do reconhecimento dessas populações.

Limpar

informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Laís Alves Sanchez

Organizador(es):

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2019

PÁGINAS

216

TAMANHO

16x23

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5016-044-9

DOI

10.31012/978-65-5016-044-9

Descrição

Com a lei 11.645/2008 o estudo e a aprendizagem da história dos povos indígenas se tornou obrigatório e lançou aos professores, da educação básica e superior, a reflexão sobre as dificuldades da inserção da temática de forma profunda e que levasse em consideração o imaginário social e as especificidades e visões das populações indígenas.

Com o objetivo de contribuir com esse desafio acerca do Ensino de História de Temática Indígena, este livro é resultado de uma pesquisa de mestrado que investigou o uso do cinema como fonte para a História, com a intenção de entendê-lo como material didático para o ensino. Deste modo, traça um panorama histórico das relações entre Cinema, História e Ensino, identificando os contextos e as alterações na incorporação dos filmes na sala de aula.

A proposta central foi refletir sobre as possibilidades do uso do cinema de temática indígena na sala de aula. Para tanto, aprofundou-se nas análises das produções cinematográficas nacionais que tratam das representações das populações indígenas do Brasil e de filmes realizados por cineastas indígenas para que o aluno da escola básica tenha contato também com histórias indígenas narradas e problematizadas pelos próprios grupos. O livro conta com sinopses didáticas a partir da escolha e análise de filmes nacionais que tratam da figura do índio, a partir da década de 1970, e constituem um material de auxílio para o professor inserir a temática nas suas aulas.