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Ensino e pesquisa na educação profissional e tecnológica: concepções e diversidades

R$78,00

A Educação Profissional e Tecnológica historicamente é marcada por desafios e contradições relacionados ao mundo do trabalho. Este livro, apresenta resultados de pesquisa que poderão ampliar o conhecimento e contribuir com reflexões a todos aqueles que se interessam pela temática.

informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Maria Adélia da Costa, Eduardo Henrique Lacerda Coutinho, Sabina Maura Silva, Luiz Henrique de Lacerda Abrahão, Raquel Quirino Gonçalves, Ivo de Jesus Ramos, Adriana Maria Tonini, Admardo Bonifácio Gomes Júnior, Leila Saddi Ortega, Débora Pazetto, Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães, Pablo Menezes e Oliveira, Edivânia Maria Gourete Duarte, Beatriz Gonçalves Brasileiro, Cláudia Gomes França, Regina Célia do Couto, Márcia Soares de Oliveira, Giuliano Richards Ribeiro, Elizabeth Maria Pinto, Alexandre Cardoso Barbosa, Rejane Cassiano Vieira Meneses, Antônio Claudio Jorge da Silveira, Cinthia Paolla Rodrigues Mendes, Daisy Batista Silva, Sérgio Ribeiro Pereira, Glória Cristina Pereira Gomides Gomes, Raquel de Castro Salomão Chagas, Cristopher de Castro Perdigão, Magda Cristina de Menezes, Fabiana da Conceição Pereira Thiago, Graciela de Andrade Boschetti, Ana Paula Silva, Adriane de Cássia Camargos Porto, Silvia Cota Machado, Josy Lúcia Gonçalves, Eloiza Helena Gonçalves Maia, Thiago Eduardo Freitas Bicalho, Lucimara Moreira, Andrea Cristina Maggi, Narlisson de Jesus Martins

Organizador(es):

Maria Adélia da Costa

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2020

PÁGINAS

416

TAMANHO

16x23 cm

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5016-330-3

DOI

10.31012/978-65-5016-329-7

Descrição

Desde 1909, quando Nilo Peçanha assinou o decreto nº 7.566, que criou nas capitais dos Estados as Escolas de Aprendizes Artífices, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem patinado à margem do sistema educacional brasileiro. Em um processo de contradições entre a educação e o capital, a luta por uma formação omnilateral na perspectiva da emancipação humana, faz um movimento similar a um pêndulo. Se por um lado, pode-se considerar que os anos 2000 retiram a EPT da periferia educacional e a traz para o centro, uma vez que a legaliza como uma modalidade da educação básica, por outro, não há, na atualidade, políticas de estado que consolidem a perspectiva da integração indissociável entre a formação propedêutica e a formação técnica. Assim, um dos desafios dos cursos de Pós-Graduação na EPT ou na Educação Tecnológica (ET), está em melhor compreender as concepções que cerceiam essas temáticas e também, na possibilidade de trazer a tona dados de pesquisa que sejam relevantes para a tomada de consciência de quão importante é conhecer as instituições de EPT, podendo assim, evidenciar as lutas, os desafios e os avanços na perspectiva da formação integrada dos seres sociais. Sendo assim, esta obra apresenta resultados de pesquisas diversificadas na EPT, oferecendo aos leitores uma lista ampla de possibilidades para a discussão e o debate entre as formas e os modos de se conceber a educação para o mundo do trabalho no século XXI.