Gratuito
A obra apresenta pesquisa sobre as representações de docência de professores atuantes na pós-graduação sobre seus fazeres bem como, das repercussões destas. Trabalhou-se com cinco blocos de análise: representações da atuação docente; objetivos dos docentes da Pós-Graduação; lugares de formação; dispositivos de formação, especificidades do trabalho docente.
Olhar para além do que se vê e refletir sobre esse modo de olhar, é o convite que Vantoir sabiamente nos sugere em seu texto que acena para o docente como aquela pequena luz no infinito que visa iluminar a vida de outrem. O contexto de fragmentação e produtivismo em que vivemos tende a alienar e coptar à docência como constituição de si. O docente é desviado de seu foco central de ser farol do outro, e, por causa do trabalho alienante que resulta da massificação, do indivivualismo e da produção cartesiana e positivista do saber, é induzido a se tornar um de si ausente. Para o nosso tempo, essa reflexão é convocação à uma pedagogia não sedentária, pluriversal, crítica e autocrítica, uma descida a raiz da raiz de nós mesmos.
A partir de 17/08/22 o atendimento dA Editora será unica e exclusivamente pelo e-mail falecom@aeditora.com.br Dispensar