Estrelas na terra? Repensando a atuação docente na pós-graduação

R$68,00

A obra apresenta pesquisa sobre as representações de docência de professores atuantes na pós-graduação sobre seus fazeres bem como, das repercussões destas. Trabalhou-se com cinco blocos de análise: representações da atuação docente; objetivos dos docentes da Pós-Graduação; lugares de formação; dispositivos de formação, especificidades do trabalho docente.

  • Editora: Brazil Publishing
  • Idioma: Português
  • Ano: 2019
  • Tamanho: 16x23 cm
  • Páginas: 220
  • ISBN: 978-65-5016-169-9
  • eISBN: 978-65-5016-170-5
  • DOI: 10.31012/978-65-5016-170-5

Autor(es):

Organizador(es):

Descrição

Olhar para além do que se vê e refletir sobre esse modo de olhar, é o convite que Vantoir sabiamente nos sugere em seu texto que acena para o docente como aquela pequena luz no infinito que visa iluminar a vida de outrem. O contexto de fragmentação e produtivismo em que vivemos tende a alienar e coptar à docência como constituição de si. O docente é desviado de seu foco central de ser farol do outro, e, por causa do trabalho alienante que resulta da massificação, do indivivualismo e da produção cartesiana e positivista do saber, é induzido a se tornar um de si ausente. Para o nosso tempo, essa reflexão é convocação à uma pedagogia não sedentária, pluriversal, crítica e autocrítica, uma descida a raiz da raiz de nós mesmos.