PortugueseEnglishSpanishFrench

Formação de professores a distância e início de carreira: Significando as aprendizagens da docência

A partir de R$20,00

O livro aborda a aprendizagem da docência de professores iniciantes, cuja formação inicial foi na modalidade a distância. Articula universidade e escola como campos propícios à composição da Base de Conhecimentos dessa profissão. Evidencia a gestão do conteúdo, da sala de aula e as interações escolares como fundamentais à rede de aprendizagens e ressignificações da docência.

Limpar

informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Zilda Tizziana Santos Araújo, Antonia Dalva França-Carvalho

Organizador(es):

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2020

PÁGINAS

266

TAMANHO

14x21 cm

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-86854-89-3

DOI

10.31012/978-65-86854-89-3

Descrição

Se formar professores é uma tarefa desafiadora, aprender a ser professor consiste em um luta diária de um processo formativo, continuum,  daqueles que iniciam a carreira. Quando esta formação ocorre à distância o desafio pode ser maior, dadas as condições conjunturais e estruturais desta modalidade de ensino, cuja demanda é cada vez maior em nossa sociedade.

Aprender a ser professor é uma ação pautada em movimentos contínuos de aquisição, equilibração, modificação e reorganização dos saberes e fazeres profissionais, que constroem a identidade docente. Por isso tornar-se professor é um caminho longo, delicado, por vezes desgastante e solitário, requerendo o comprometimento daqueles que se propõem ao ofício de ensinar. Contudo, é, também, tempo e espaço para descobertas, encantamento, desenvolvimento do sentimento de pertencimento à profissão e ressignificação dos modos de ser, viver e ver a docência.

Este livro traz as reflexões acerca das aprendizagens vividas na  formação de professores na EaD e no início da carreira docente. Especificamente promove a reflexividade em cada um dos tempos e espaços formativos.  E, de modo geral, ratifica a defesa de articulação entre universidade e o chão da escola, principais pilares de aquisição dos saberes professorais e devem ser analisadas em suas práticas formativas, de acolhimento e orientação.

Os diálogos aqui promovidos são valiosos para quem deseja conhecer melhor sobre o professor iniciante e suas experiências ao longo do seu processo formativo durante a entrada na carreira docente. Sua leitura certamente aguçará o a curiosidade epistemológica da comunidade preocupada com o campo da formação e da prática formativas de modo geral, considerando suas especificidades e singularidades.