PortugueseEnglishSpanishFrench

Formação de professores e projetos interdisciplinares: perspectivas para uma outra escola

A partir de R$24,00

Contribuir com a formação para a docência de alunos das licenciaturas, por meio da revisão, ampliação e produção de saberes ligados ao magistério, em especial, aqueles relacionados ao desenvolvimento de práticas/projetos interdisciplinares e fomentar a formação de lideranças que articulem conhecimentos científicos e compromisso social, são alguns dos objetivos que servem de inspiração aos licenciandos da UFF/Niterói-RJ que integram o Grupo PET Conexões de Saberes. Sob a coordenação/tutoria da Profa Dra Mônica Vasconcellos, desde 2015 o Grupo se dedica ao estudo, à elaboração e ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares em escolas públicas, bem como à investigação de questões que emergem deste processo. As bases teóricas que fundamentam este trabalho, as metodologias dos projetos interdisciplinares implementados e os resultados alcançados são alguns dos elementos abordados por este livro que se propõe a provocar reflexões em torno do assunto, contribuir com a formação dos professores e com o trabalho que realizam nas escolas. Esperamos que sua leitura seja tão inspiradora e instigante para você quanto tem sido a nossa participação neste trabalho!

Limpar

informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Vinicius Carvalho de Andrade, Mônica Vasconcellos

Organizador(es):

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2019

PÁGINAS

164

TAMANHO

14x21 cm

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5016-284-9

DOI

10.31012/978-65-5016-284-9

Descrição

O processo formativo vivido pelos licenciandos da UFF, autores deste livro, está pautado pela construção coletiva e contínua de um desenho metodológico organizado em 3 fases intimamente articuladas: 1) Quem somos? 2) O que fazemos? 3) Como fazemos e por que fazemos? Os resultados deste processo têm gerado publicações de artigos e apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais, pesquisas de Mestrado e Doutorado vinculadas ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFF e contribuições que ultrapassam o campo acadêmico-profissional. Outras conquistas significativas foram alcançadas em 2018 pelos primeiros egressos do Grupo, dentre as quais destacamos: criação de um curso pré-vestibular social em São Gonçalo/RJ; aprovação em concursos públicos para o magistério do estado de Minas Gerais e para o município do Rio de Janeiro; ingresso em programas de pós-graduação stricto sensu de universidades públicas do Brasil e contratação profissional em instituições escolares diversas. Considerando que os integrantes deste Grupo foram selecionados por corresponderem ao perfil de vulnerabilidade social, resultados dessa natureza são no mínimo instigantes, uma vez que contrariam argumentos adotados por aqueles que tentam depreciar a universidade pública, desvalorizar o magistério e marginalizar as camadas populares. Admitimos que superar esta perspectiva não é uma tarefa das mais simples, mas se queremos construir uma sociedade verdadeiramente humana é imprescindível e inadiável agirmos!