PortugueseEnglishSpanishFrench

Formação insubordinada de professores em TDIC

A partir de R$32,00

Esta obra apresenta reflexões aos interessados pelo conceito de fluência digital diante da evolução e interação com as TDIC. Expõe uma metodologia adaptada para educação – o process tracing, que estuda o processo e não a causa/resultado. Preocupa-se com a formação dos professores para uso das tecnologias em classe e propõe a FoIP-TDIC na busca da Educação 4.0.

Limpar
ISBN 8cdcc31bd9a5 Categoria Tags , ,

informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Valkiria Venancio

Organizador(es):

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2019

PÁGINAS

142

TAMANHO

14x21 cm

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5016-174-3

DOI

10.31012/978-65-5016-174-3

Descrição

Neste livro, Valkiria Venancio nos mostra como é fundamental, na formação continuada de professores, a aquisição de fluência digital em uma era em que as novas tecnologias e as redes de comunicação estão se impondo em todas as áreas da sociedade. Valkiria mostra, baseando-se nas suas pesquisas para o doutorado, como transferir a análise das causas e dos resultados para o processo em si, na criação de uma teoria ou modelo e como é possível prever e testar evidências em mecanismo causal hipotético. Assim, o professor pode estimular a criatividade, a consciência cidadã, a investigação e a resolução de problemas reais e relevantes, de forma a levar os alunos a elaborarem criticamente seu cotidiano. As propostas de Valkiria são uma grande contribuição para melhorar a educação brasileira.

Prof. Dr. Ubiratan D’Ambrosio

É de grande prazer nos deparar com a valiosa obra de Valkiria, resultado de uma pesquisa realizada de forma rigorosa a poder elucidar e discutir a questão de insubordinação criativa de professores. Certamente, é uma relevante obra a ser lida por todos os profissionais e pesquisadores da educação.

Prof.ª Dr.ª Abigail Fregni Lins

A obra de Valkiria Venancio traz uma importante reflexão sobre a expansão do conceito de fluência digital. Propõe que a fluência de leitores das TDIC, seja transformada em fluência de escritores a partir de subsídios de seu estudo que tem foco no processo e não nas causas ou resultados. Defende um modelo de formação de educadores da educação básica para uso de software de programação, que leve em consideração sua leitura e interpretação. Aproveitem a proposta e boa leitura.

Prof.ª Dr.ª Roseli de Deus Lopes

Em um contexto de rápido desenvolvimento do mundo digital, este livro surge como uma obra que abre caminhos para a formação de professores de educação básica com o uso de TDIC, com forte potencial de referência para pesquisas acerca de questões metodológicas inseridas nesse contexto. Adequando a técnica do process tracing à educação e considerando a dependência das tecnologias digitais da cultura, a autora explora o potencial que tais tecnologias possuem para estimular a resolução de problemas, a criatividade e a cidadania.

Prof. Dr. Oscar João Abdounur