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Letramentos: práticas em debates

R$20,00

Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse da comunidade acadêmica brasileira nos estudos sobre Letramentos, nas diversas áreas disciplinares, sob o ângulo de diferentes perspectivas teóricas. A temática apresenta-se como um campo profícuo de investigação. É importante também lembrar que, por ser um termo intercambiável, muitas vezes, as pesquisas têm se alargado e abrangido os estudos nos diversos níveis de educação. Esse interesse é um terreno propício para as pesquisas em educação, considerando cada vez mais as atividades de pesquisa realizadas em diferentes instituições de ensino, impulsionadas com a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular, BNCC com a tônica dos campos de atuação. Diante desse cenário fértil e amplo, os estudos sobre Letramentos também têm desempenhado papel importante para a inserção dos estudantes em práticas de leitura e escrita nas atividades acadêmico/científicas. A ampliação dos conhecimentos nessas atividades, como temos visto nos inúmeros trabalhos, sobretudo perspectivados a partir dos letramentos sociais, reflete a capacidade das pessoas que precisam agir nesses espaços sociais. As contribuições das teorias dos gêneros textuais também têm sido relevantes para suprir a lacuna em uma agenda da leitura e da escrita nos diversos níveis educacionais. Essas são norteadas, principalmente, sem pretensão a exaustão, pela noção de gênero da sócio-retórica; da sociossemiótica; e do interacionismo sociodiscursivo, mas que também não se esgotam nessas perspectivas. Assim, a obra propõe um olhar sobre as diferentes pesquisas realizadas na atualidade, em relação aos Letramentos no contexto educacional brasileiro, possibilitando aos leitores uma visão ampliada em termos teóricos e metodológicos desse campo de pesquisa na atualidade.

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ISBN N/A Categoria

informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Organizador(es):

Geraldo Generoso Ferreira, Meire Celedônio da Silva

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2022

PÁGINAS

295

TAMANHO

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-257-0010-6

DOI

10.31012/978-65-257-0010-6

Descrição

Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse da comunidade acadêmica brasileira nos estudos sobre Letramentos, nas diversas áreas disciplinares, sob o ângulo de diferentes perspectivas teóricas. A temática apresenta-se como um campo profícuo de investigação. É importante também lembrar que, por ser um termo intercambiável, muitas vezes, as pesquisas têm se alargado e abrangido os estudos nos diversos níveis de educação. Esse interesse é um terreno propício para as pesquisas em educação, considerando cada vez mais as atividades de pesquisa realizadas em diferentes instituições de ensino, impulsionadas com a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular, BNCC com a tônica dos campos de atuação. Diante desse cenário fértil e amplo, os estudos sobre Letramentos também têm desempenhado papel importante para a inserção dos estudantes em práticas de leitura e escrita nas atividades acadêmico/científicas. A ampliação dos conhecimentos nessas atividades, como temos visto nos inúmeros trabalhos, sobretudo perspectivados a partir dos letramentos sociais, reflete a capacidade das pessoas que precisam agir nesses espaços sociais. As contribuições das teorias dos gêneros textuais também têm sido relevantes para suprir a lacuna em uma agenda da leitura e da escrita nos diversos níveis educacionais. Essas são norteadas, principalmente, sem pretensão a exaustão, pela noção de gênero da sócio-retórica; da sociossemiótica; e do interacionismo sociodiscursivo, mas que também não se esgotam nessas perspectivas. Assim, a obra propõe um olhar sobre as diferentes pesquisas realizadas na atualidade, em relação aos Letramentos no contexto educacional brasileiro, possibilitando aos leitores uma visão ampliada em termos teóricos e metodológicos desse campo de pesquisa na atualidade.