Memórias da minha trajetória acadêmica

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Um Memorial pode ser entendido como uma história relatada a partir das vivências e experiências que marcam o processo de constituição de um profissional. No presente caso, refere-se à trajetória acadêmica do autor, que identifica os grandes temas que nortearam  sua trajetória, nessas cinco décadas de vida universitária.

São temas que refletem não só um envolvimento intelectual, mas também uma relação profundamente afetiva do autor com os mesmos: a escola pública, a Alfabetização e o Letramento, a dimensão afetiva nas práticas pedagógicas, as contribuições da Psicologia  na Educação e o tema da formação de professores, destacando o Ensino Superior.

Nesse processo de constituição, ressalta-se o exercício da reflexão sobre essas questões, analisando as mudanças que ocorreram em suas concepções teóricas, a partir das práticas vivenciadas.

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  • Editora: Brazil Publishing
  • Idioma: Português
  • Ano: 2020
  • Tamanho: 14x21 cm
  • Páginas: 160
  • ISBN: 978-65-87836-99-7
  • eISBN: 978-65-87836-98-0
  • DOI: 10.31012/978-65-87836-98-0

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Descrição

O Memorial é um gênero textual que possibilita ao autor muito mais do que a descrição de experiências:  permite o exercício da reflexão sobre tais experiências,  que pode ser compartilhada com os leitores que têm interesse pelos temas abordados. Por esta razão, este  gênero pode ser considerado um instrumento de produção do conhecimento.

É o caso desta obra. O autor, que, em 2019, comemora 50 anos de atividades acadêmicas, compartilha o seu Memorial, apresentado à banca do concurso para obtenção do título de professor titular, na Faculdade de Educação da Unicamp. No texto, aborda grandes questões educacionais que sempre foram objeto de discussão, estudo e pesquisa, durante sua trajetória acadêmica.

A começar pelo seu envolvimento e compromisso com a escola pública, cujas raízes podem ser detectadas na sua adolescência, o autor convida o leitor a acompanhá-lo na análise de temas ainda presentes na agenda educacional do nosso país: a questão da Alfabetização e do Letramento, o reconhecimento da dimensão afetiva nas práticas pedagógicas em sala de aula, a ainda premente questão da formação de professores, o  recente surgimento em nosso meio da  Pedagogia Universitária, além da discussão da Psicologia, com ênfase nas suas contribuições para a área educacional.

Ao abordar essas importantes questões, o autor não só descreve o seu envolvimento com as mesmas, mas apresenta suas posições atuais, tentando, assim, contribuir para o avanço da discussão na área.

Trata-se, portanto, de leitura indicada para profissionais e estudantes que fizeram da educação seu compromisso de luta e objeto de paixão.