Metodologias ativas na formação de estudantes universitários: trançado de avanços e desafios

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Este livro tem por objetivo socializar o conhecimento, produzido em uma tese de doutorado, acerca do trançado de avanços e desafios da utilização de Metodologias Ativas-MAs- na formação de estudantes universitários. Os capítulos são identificados por tranças, que entrelaçam conhecimentos, análises/sínteses e apresentam a elaboração de alicerces teóricos e conceito de MA, motivos de utilização, avanços e desafios e proposições de melhoria.

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  • Editora: Brazil Publishing
  • Idioma: Português
  • Ano: 2020
  • Tamanho: 16x23
  • Páginas: 354
  • ISBN: 978-65-5016-105-7
  • eISBN: 978-65-5016-106-4
  • DOI: 10.31012/978-65-5016-106-4

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Descrição

Este livro tem por objetivo socializar o conhecimento, produzido em uma tese de doutorado, acerca do trançado de avanços e desafios da utilização de Metodologias Ativas – MAs – na formação de estudantes universitários. O primeiro trançado apresenta a problematização e o estado do conhecimento acerca do objeto de estudo; o trançado teórico apresenta o construto teórico elaborado a partir do estado do conhecimento: Educação Superior: legislação nacional e institucional; Educação Superior: planejamento; Educação Superior: docente e estudante. O trançado empírico apresenta o percurso metodológico do desenvolvimento do estudo, tendo como lócus uma Universidade Comunitária Catarinense, e a coleta de dados feita por meio de três vias: entrevistas com docentes; grupo focal com estudantes e princípios da análise de documentos, sendo os dados analisados por meio da Análise Textual Discursiva – ATD e do software Nvivo, devido a abordagem qualitativa da pesquisa. No sentido da complementariedade do estudo, foram entrevistados docentes portugueses que utilizavam MAs. Outro trançado apresenta a compreensão, análise e discussão dos dados coletados. E o trançado final, expressa as (in)conclusões no trançado da análise, triangulação, descrição, interpretação e argumentação das categorias emergentes: avanços e desafios da utilização de MAs, com várias subcategorias identificadas por meio de coreografias internas, externas e variáveis coreográficas. Apresenta as aproximações e distanciamentos na utilização da MA por interlocutores brasileiros e portugueses, e ainda, proposições e ações para a melhoria da educação. Nesse sentido, desejo uma boa leitura aos professores em formação, aos professores formadores, aos demais da educação superior e aos professores da educação básica, com a esperança de contribuir na qualificação das aulas e na formação profissional e humana dos estudantes brasileiros.